A Miami Bitcoin 2022 Conference é uma das maiores conferências mundiais sobre criptomoedas. A edição deste ano, realizada em Miami, na Florida, EUA, contou com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, que anunciou que a Madeira irá passar a ser um paraíso de criptomoedas.
Na curta intervenção de um minuto e 27 segundos que fez em inglês na conferência, Miguel Albuquerque revelou que a Madeira irá adotar bitcoins, manifestando acreditar “no futuro e na Bitcoin”.
O responsável do governo madeirense realçou as condições favoráveis criadas para acolher investimentos em criptomoedas por parte da Região Autónoma, referindo que os residentes da Madeira não precisarão de pagar imposto de rendimento ao comprar ou vender bitcoin.
Miguel Albuquerque prometeu continuar a trabalhar para criar um ambiente fantástico para as bitcoins, destacando ainda as modernas condições para se viver e trabalhar na Madeira, desde infraestruturas a fiscais, na medida em que tem um dos impostos mais baixos da Europa.
O Presidente do Governo Regional da Madeira aproveitou ainda esta viagem aos Estados Unidos para criar contactos com empresas tecnológicas, para a possibilidade de se instalarem no Centro Internacional de Negócios da Madeira.
Prospera, nas Honduras
Para além da Madeira, outro território marcou presença na Miami Bitcoin 2022 Conference para anunciar a sua adesão aos ativos digitais. Trata-se de Prospera, jurisdição na ilha de Roatán, na costa norte de Honduras que possui uma Zona económica Especial (ZEDE).
Em Prospera, os residentes não terão que pagar imposto sobre ganhos de capital relacionados com Bitcoin e poderão pagar impostos e taxas para a jurisdição, usando a criptomoeda, disseram Joel Bomgar, presidente da Prospera, e Samson Mow, ex-diretor de estratégia da Blockstream, empresa de infraestrutura de Bitcoin que, recentemente deixou a empresa para se concentrar na adoção de bitcoin por Prospera.
A partir de agora, Prospera também irá “permitir que outros municípios nas Honduras ou outras empresas ou subdivisões políticas fora dos Estados Unidos façam a emissão de títulos de bitcoin dentro da jurisdição de Prospera”, afirmou Bomgar. Esta é “uma maneira incrível de trazer investimentos estrangeiros diretos para a parte do mundo que mais precisa”, acrescentou. O lançamento do primeiro título de bitcoin, projetado por Mow para El Salvador, foi recentemente adiado devido a “condições de mercado desfavoráveis”.
Feitas as contas, Prospera e Madeira são os mais recentes territórios a adotar o bitcoin como moeda legal, após o reconhecimento oficial do ativo digital por El Salvador em setembro de 2021.
Os anúncios foram feitos no mesmo palco onde o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, fez história em abril passado.
Também estava previsto que Bukele comparecesse no evento, mas a sua participação foi cancelada depois do seu governo ter declarado Estado de Emergência devido a uma onda de assassinatos relacionados com gangues.
Presente igualmente no evento, Indira Kempis, senadora do México representando o estado de Nuevo León, pediu ao presidente do seu país que adote o bitcoin como moeda legal imediatamente e propôs nova legislação monetária, embora nenhum detalhe adicional tenha sido fornecido.