O anel de noivado de Taylor Swift, os Labubus da estrela do ténis Naomi Osaka, o novo colar favorito de Rihanna e vários outros acessórios virais de celebridades têm uma coisa em comum: foram feitos por pequenas empresas.
O jogador dos Kansas City Chiefs, Travis Kelce, ignorou os designers de joias famosos ao encomendar o anel de noivado de Swift e, em vez disso, trabalhou com a pequena empresa Artifex Fine Jewelry, de Nova Iorque, fundada por uma mulher.
As pesquisas no Google por Artifex Fine Jewelry, pela proprietária Kindred Lubeck e por “old mine brilliant cut”, o estilo do diamante no anel de Swift, dispararam nos dias seguintes ao anúncio do noivado de Swift, e o número de seguidores da empresa no Instagram aumentou 110% nos últimos 30 dias.
No US Open desta semana, Osaka partilhou os holofotes com quatro versões diferentes dos populares bonecos Labubu, cobertos de cristais e com nomes engraçados como “Billie Jean Bling”, “Arthur Flash”, “LaBillieBoo” e “Althea Glitterson”.
Os bonecos foram criados pela A-Morir Studio, em Nova Iorque (uma marca de óculos já vista em Rihanna e Lady Gaga), que registou um aumento de quase 50% nos seguidores do Instagram desde que o primeiro Labubu de Osaka se tornou viral na semana passada.
A cantora e bilionária do ramo de cosméticos Rihanna foi vista repetidamente a usar um colar com a sua inicial em ouro de 18 quilates, no valor de 7.950 dólares, criado por Renato Cipullo, joalheiro de quarta geração, ao longo do último mês. O colar, com a letra «R» que ela usa, está agora com a encomenda em atraso.
Para proprietários de pequenas empresas, o apoio de uma celebridade pode fazer toda a diferença. A família Kardashian impulsionou a notoriedade do restaurante orgânico HealthNut depois de as saladas da loja apareceram repetidamente no seu reality show, mudando “dramaticamente” a trajetória da marca, disse o CEO Steve Choi. Kris Jenner investiu posteriormente no negócio, que desde então cresceu para cinco locais e tem uma linha de molhos para salada vendida em todo o país.
A ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama usou um colar personalizado com a palavra “vote” ao discursar na Convenção Nacional Democrata em 2020, o que, segundo a designer de joias Chari Cuthbert disse posteriormente à CNBC, duplicou a sua receita diária em poucos minutos. Mais tarde Beyoncé publicou fotos usando joias da marca, chamada ByChari.
Os fundadores da marca canadiana Mackage afirmaram que a empresa recebeu 1,6 mil milhões de impressões na media nas 24 horas após Meghan Markle ter sido vista a usar um dos casacos da marca nos Jogos Invictus. Ela usou outro casaco da Mackage no dia seguinte ao anúncio do seu noivado com o príncipe Harry, o que, segundo relatos, quadruplicou o tráfego no website da marca.
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)