A empresa Liberty Media, que detém os direitos de transmissão da Fórmula 1, oficializou a aquisição de parte da Dorna Sports, que organiza o campeonato de Moto GP, refere em comunicado.
O negócio envolve uma verba de 4,2 mil milhões de euros pela aquisição de 86% da Dorna, que fica com os restantes 14% de um negócio que deve ficar concluído no final de 2024 e que fará com que, sob a alçada da mesma empresa, a Liberty Media, fiquem os direitos de transmissão televisivos das duas principais competições de motos e de carros do planeta..
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de desportos em direto com a aquisição do MotoGP”, afirma Greg Maffei, Presidente e CEO da Liberty Media, em comunicado.
Este gestor salienta a base grande de “fãs leais, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de receitas” do MotoGP.
Desde a primeira temporada, em 1949, que teve seis etapas todas na Europa, esta modalidade cresceu para abranger mais de 20 GP em cinco continentes, com a transmissão da TV a chegar a centenas de milhões de pessoas no globo.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna desde 1994, irá continuar a comandar o negócio do MotoGP, a partir de Madrid.
Outro dado importante é que a Dorna também detém o direito exclusivo de outras séries do motociclismo, incluindo MotoE, Mundial Júnior, as Talent Cup Ásia, Britânica e do Norte, o World Series de MiniGP, a Red Bull Rookies Cup e o Mundial Feminino de Motociclismo
O negócio entre a Liberty Media e a Dorna ainda terá de ser aprovado pelas autoridades regulatórias.