O nadador português Diogo Ribeiro, de 18 anos, conquistou hoje a prata nos 50 metros mariposa do Campeonato do Mundo de Fukuoka, no Japão, dando a primeira medalha a Portugal em Mundiais.
O feito histórico do jovem, recordista mundial júnior da distância, foi conseguido com um tempo de 22,80 segundos, novo recorde nacional, atrás do italiano Thomas Ceccon (22,68) e à frente do francês Maxime Grousset (22,82).
Ou seja, sendo o mais novo na final, Diogo Ribeiro ficou a 12 centésimos de segundo do vencedor.
🤪 Close podium in +00.14!
— World Aquatics (@WorldAquatics) July 24, 2023
🥇🇮🇹Thomas CECCON
🥈🇵🇹Diogo MATOS RIBEIRO
🥉🇫🇷Maxime GROUSSET#AQUAFukuoka23 #Swimming pic.twitter.com/asAQjzFJnR
Há quase 37 anos que não havia um português (masculinos, individual) a chegar a uma final num Mundial. Diogo Ribeiro foi o segundo, precedido por Alexandre Yokochi, também nadador do Benfica.
O atleta do Benfica, que se estreia em Mundiais sénior e consegue logo um feito histórico, deu a primeira medalha a Portugal, melhorando o quinto lugar de Alexandre Yokochi nos 200 metros bruços em Madrid1986, sendo que Ana Barros, oitava nos 50 costas em Perth1991, tinha sido a outra finalista lusa em Mundiais.
Em declarações prestadas à Federação Portuguesa de Natação, Diogo Ribeiro partilhou a sua felicidade pela conquista: “Estou sem palavras. Ainda não acredito. É um sonho tornado realidade! Sabia que podia sonhar. Encarar uma prova de cada vez, estar focado e dar tudo.”
Esta é a segunda medalha de Diogo Ribeiro em competições seniores, depois de ter sido terceiro nos Europeus de 2022, em Roma, na mesma distância.
* com Lusa