Diogo Carmona faz história: É o primeiro português a competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Tornou-se um rosto conhecido do público através da representação, uma área que abraçou desde a infância. Morangos com Açúcar, Floribella ou Dancin’ Days são alguns dos projetos mais conhecidos do ator. Em 2019, sofreu um acidente de comboio e teve de amputar parte da perna, algo que não o impediu de seguir os seus sonhos.…
ebenhack/AP
Diogo Carmona é um dos nomeados da lista 30 Under 30 de 2025, da Forbes Portugal. O atleta foi distinguido na categoria de Desporto.
30 Under 30 Sports Money

Tornou-se um rosto conhecido do público através da representação, uma área que abraçou desde a infância. Morangos com Açúcar, Floribella ou Dancin’ Days são alguns dos projetos mais conhecidos do ator. Em 2019, sofreu um acidente de comboio e teve de amputar parte da perna, algo que não o impediu de seguir os seus sonhos. Hoje, é campeão nacional de skate e snowboard e foi um dos convidados para uma demonstração nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. É o autor do livro “Contra Todas as Probabilidades”.

Foi desta forma que a Forbes Portugal apresentou Diogo Carmona na edição de 2025 da lista 30 Under 30, publicada em junho do ano passado. Agora, Diogo junta mais um feito a este currículo: é o primeiro português a competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno que começam esta sexta-feira.

“Para mim é um momento muito especial, de felicidade. É preciso haver alguém a fazer para a seguir acreditarmos que é possível e espero que esse seja o caso. É sem dúvida algo que também quero”, disse o atleta em declarações à Lusa. “Acho que o desporto adaptado é uma bandeira que deve ser mais hasteada [em Portugal]. Já fazia esse trabalho no skate, agora faço-o no snowboard e creio que também vai ser um dos lemas, levar o desporto adaptado a mais gente”.

No aeroporto de Lisboa, antes da partida para Itália, estava também o seu treinador. “Entre as suas qualidades, ele tem uma capacidade muito boa de aprender o que lhe dizem. Agora, será fazer o melhor”, disse à Lusa.

A competição começa esta sexta-feira e termina a 15 de março. No total, esta edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno vai contar com mais de 650 atletas.

Mais Artigos