Apelidado de “Super Bowl da moda”, o Met Gala, que acontece anualmente na primeira segunda-feira de maio, prestou homenagem ao talento visionário de Karl Lagerfeld e aos seus 65 anos de design para várias casas de moda, principalmente Chanel, além da sua própria insígnia.
Com vestidos de tirar o fôlego, o evento ficou, porém, marcado por um desfile de jóias no corpo das mais variadas individualidades que pisaram o tapete vermelho do Met de Nova Iorque.
Uma das jóias que mais captou os olhares foi a de Dua Lipa: um colar da marca norte-americana Tiffany & Co.. Esse colar tinha como base a peça “Lucida Star”, em platina e diamantes de nove quilates de lapidação brilhante, destacando-se ao centro um diamante gigante de mais de 100 quilates.
A cantora, que apareceu num vestido outono-inverno 1992 da Chanel, estilo vintage que já tinha sido usado pela top model alemã Claudia Schiffer, foi a primeira a usar esta nova peça da Tiffany avaliada em US$ 10 milhões, algo como 9,5 milhões de euros, de acordo com informação da Harper’s Bazaar americana.
Esta joia branca é proveniente de Botsuana, na África do Sul, sendo uma homenagem ao icónico Tiffany Diamond amarelo (Tiffany Yellow Diamond).
A peça usada por Dua Lipa tem, contudo, um tom claro, com 128,54 quilates e 82 faces, com um corte almofadado quase idêntico ao amarelo.
Yellow Tiffany Diamond: 30 milhões de dólares
Já o histórico diamante amarelo possui 287.42 quilates e foi descoberto na mina sul africana de Kimberley, estando avaliado em 30 milhões de dólares, cerca de 27 milhões de euros.
Considerado uma das mais importantes descobertas de pedras preciosas do século XIX, o diamante amarelo foi encontrado em 1878 e comprado bruto por Charles Lewis Tiffany, fundador da Tiffany & Co., em 1878.
Essa pedra preciosa “cor de ouro” foi usada apenas por quatro mulheres na história, em peças diferentes nas quais a joia foi montada.
Em 1958, foi usado pela socialite americana Mary Whitehouse, que foi a uma festa com essa peça; em 1961, foi a vez da atriz Audrey Hepburn usar um colar adornado com o diamante amarelo nas fotos de divulgação do filme “Boneca de Luxo” (“Breakfast at Tiffany´s”); em 2019, Lady Gaga recebeu a estatueta do Oscar de melhor canção original com “Shallow”, envergando o diamante amarelo; e, em 2021, Beyoncé posou ao lado do marido Jay-Z, para a campanha “About Love” para esta “grife de jóias”, com este magnético diamante amarelo.
Recentemente, no filme “Morte no Nilo” do realizador Kenneth Branagh, a atriz Gal Gadot (no papel da personagem Linnet Ridgeway Doyle) usou uma réplica do célebre Yellow Tiffany Diamond.
Dua Lipa é, assim, a primeira celebridade ostentar o novo diamante branco gigante da Tiffany & Co. colocado no colar Lucida Star da griffe de joias.
Seguramente, este diamante branco será lendário também.