Desligue-se do trabalho utilizando a tecnologia como aliada

Por vezes desconectar-nos do trabalho durante o período de férias pode ser uma tarefa complicada, que gera stress e ansiedade. O que na verdade deveria ser um momento esperado, onde se pode usufruir do tempo pessoal para relaxar e estar na companhia dos entes queridos, pode tornar-se num pesadelo, devido às preocupações com a vida…
ebenhack/AP
Desligar-se do trabalho quando vai de férias nem sempre é uma tarefa fácil. Apesar da tecnologia contribuir muitas vezes para isso, a SPC refere que a mesma pode também ajudá-lo a desconectar-se.
Forbes Life

Por vezes desconectar-nos do trabalho durante o período de férias pode ser uma tarefa complicada, que gera stress e ansiedade. O que na verdade deveria ser um momento esperado, onde se pode usufruir do tempo pessoal para relaxar e estar na companhia dos entes queridos, pode tornar-se num pesadelo, devido às preocupações com a vida profissional e as dúvidas geradas com o posterior regresso à rotina.

As férias de verão devem ser um momento ideal para recarregar baterias e surgir com motivação renovada e aproveitar umas férias “sem stress” é um fator chave para alcançar estes objetivos. A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, reuniu cinco recomendações para que tente usufruir de umas férias tranquilas e sem interrupções desnecessárias, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Automatizar o e-mail

Configurar uma resposta automática para o e-mail pode ser uma solução viável. A resposta deve informar sobre a sua ausência e indicar contactos alternativos de colegas que o poderão estar a substituir. Esta funcionalidade pode ser configurada através do telefone ou do computador com antecedência.

Trabalhar com a nuvem

Armazenar documentos importantes na nuvem ou em servidores partilhados com os colegas é fulcral para ter umas férias mais descansadas, pois assim os seus colegas podem aceder aos seus documentos e continuar as tarefas sem ter de o contactar frequentemente.

Urgente vs. importante

Quando se vai de férias, aconselha-se que se deligue o telefone ou pelo menos deve tentar-se limitar o seu uso. Manter o contacto deve ser feito apenas para situações realmente importantes, devendo questionar-se sobre se a situação realmente necessita de uma resposta imediata. Muitas vezes o urgente não é assim tão importante.

O modo avião pode ser um aliado

Durante as férias pode utilizar o modo avião para evitar interrupções ou, se não quiser uma solução tão radical, experimente simplesmente bloquear as notificações do trabalho no seu smartphone. Mantenha-se conectado apenas para emergências reais para poder aproveitar o seu tempo de lazer.

Conecte a família à tecnologia e deixe a sua casa em boas mãos

Nem todo o stress que pode encontrar durante o seu período de férias pode somente estar relacionado com o trabalho. Por vezes existe uma preocupação pelo facto de ter deixado a casa ou a empresa vazia, devido aos riscos inevitavelmente associados durante o tempo de ausência. Se esta é a sua preocupação, procure pedir a um familiar ou amigo próximo que dê um “olhinho” na casa e forneça-lhe umas chaves para ele confirmar se está tudo bem. Além disso instalar um sistema de videovigilância, inteligente que permite ver o que se passa em tempo real na sua casa pode ser uma solução que o pode deixar mais descansado.

Mais Artigos