A marca de vestuário desportivo Mizuno e o construtor de automóveis Mazda uniram esforços na criação de um modelo exclusivo de sneakers de condução, com uma conceção concentrada na competição automóvel e no prazer de condução, que chegará aos clientes japoneses em 2022.
“Esta edição limitada de calçado não se cinge, de modo algum, a uma utilização puramente em condução. Com o seu estilo minimalista, o calçado deixa, igualmente, uma boa impressão quando utilizado no dia-a-dia, em linha com a atual tendência para o design monocromático”, salienta a Mazda.
Inspirado na filosofia de design Mazda
Para obter esta tonalidade exclusiva, foram combinados couro sintético nubuck cinzento e couro genuíno preto com fibras sintéticas. Este conceito estético foi inspirado pela filosofia de design Kodo – “a alma do movimento” da Mazda, procurando encontrar o equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade.
O objetivo assumido desde o início foi de alcançar a simbiose perfeita entre o condutor, o calçado e o veículo.
Para a Mazda, o prazer de condução e a filosofia Jinba Ittai – a união perfeita entre o cavaleiro e o cavalo, neste caso entre o condutor e o veículo – é a prioridade em todos os seus projetos. Introduzir estas mesmas qualidades num tipo de calçado desenhado para condução exigiu tecnologias avançadas, grande atenção aos detalhes e uma abordagem ao design centrada no ser humano.
Tecnologias utilizadas
O calçado de condução concebido pela Mazda e pela Mizuno possui uma tecnologia da sola arredondada que suporta a pressão suave e controlada exercida sobre os pedais. Isto torna o calçado mais reativo e oferece ao utilizador um feedback instantâneo sobre o desempenho e comportamento do automóvel.
Os pés são apoiados por uma malha estruturada, que impede a deformação do sapato. Segundo as empresas, a estrutura de apoio evita, também, o cansaço ao nível das pernas e o aparecimento de cãibras nos pés. Resultado: máximo conforto, mesmo em viagens mais longas.
Este novo calçado de condução foi concebido para ser igualmente excelente para uma utilização no dia-a-dia, em passeios a pé.
“Enquanto a maioria dos sapatos para competição e de condução depende de solas duras e finas, de modo a proporcionar a necessária sensibilidade e feedback, este modelo utiliza a tecnologia ‘Center of Balance´, patenteada pela Mizuno, que garante o melhor amortecimento. Os núcleos de cápsulas utilizados na sola intermédia oferecem uma suspensão melhorada no uso diário, sem afetar a sensibilidade nos pedais, o que permite uma experiência de condução mais precisa e segura. O resultado final consiste num produto que combina uma elevada experiência de condução com uma utilização prática no dia-a-dia, adicionando um visual elegante e exclusivo”, enfatiza a Mazda.
Assim que a empresa Makuake abriu as encomendas online, os fãs da Mazda acorreram em massa, para tentar garantir um dos apenas 1.350 pares do novo e exclusivo calçado.
A coleção esgotou totalmente em poucos dias, estando os felizes compradores a aguardar, ansiosamente, a chegada dos seus novos ténis de condução.
Estes sapatos foram postos à venda no Japão por ¥39,600, cerca de 309 euros.