Os comboios Eurostar com destino a Londres e todas as ligações ferroviárias com destino ao norte de França foram interrompidas após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial em Paris.
De acordo com a agência noticiosa Associated Press, a bomba foi descoberta por volta das 4 da manhã por trabalhadores que efetuavam trabalhos de terraplanagem perto dos carris na região de Seine-Saint-Denis, a norte do centro de Paris.
A SNCF, o operador ferroviário francês, disse que as ligações ferroviárias seriam interrompidas na Gare du Nord, Paris, a pedido da polícia. Um porta-voz do Eurostar disse que os serviços só poderão ser retomados quando as “operações de desminagem” da polícia francesa estiverem concluídas.
O ministro francês dos transportes, Philippe Tabarot, disse à emissora Sud Radio que os comboios serão “fortemente perturbados” ao longo do dia, com apenas um serviço limitado a ser retomado à tarde. Tabarot, em declarações à Sud Radio, disse que os residentes locais e as pessoas próximas das estações de comboios não devem ter “qualquer receio” de um risco de explosão, sublinhando os procedimentos em vigor para desarmar e remover este tipo de bombas.
❌ La circulation des trains est interrompue entre Gare du Nord et La Plaine – Stade de France à la demande des forces de l’ordre. #RERB
Une bombe non explosée de la Seconde Guerre Mondiale a été découverte à proximité des voies.— RER B (@RERB) March 7, 2025
A Gare du Nord de Paris é a estação de comboios mais movimentada da Europa, com cerca de 214 milhões de passageiros por ano.
A Gare du Nord é um importante centro de transportes ferroviárias europeu, servindo destinos internacionais no norte de França, incluindo para Londres, bem como o principal aeroporto de Paris além das ligações regionais.
Só nas ligações ferroviárias do Eurostar entre Paris e Londres até às 12h09 desta sexta-feira, dez ligações foram canceladas, gerando perturbações junto de milhares de passageiros.
O Eurostar está a dar aos passageiros cujos comboios foram cancelados a opção de pedir um reembolso ou um vale no valor da sua reserva, ou de voltar a reservar uma viagem num serviço alternativo. O ministro e a empresa ferroviária pediram que a população “adie as suas viagens”.
A descoberta de bombas da Grande Guerra (1914-1918) ou da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ainda são descobertas com frequência em França, mas é raro estarem localizadas em zonas densamente povoadas.
As autoridades francesas ainda não informaram sobre o tipo de bomba que foi encontrada.
com Lusa