A Demium investiu cerca de 15 milhões de euros em 122 startups desde a sua criação em 2020. Em Portugal, no mesmo período, investiu 2.1 milhões de euros em 18 startups. Só em 2022, os setores em que mais investiu foram em serviços financeiros, saúde, educação, gaming e inteligência artificial, traduzindo-se em 7 milhões de euros investidos em 49 startups globalmente, e 2.1 milhões investidos em 18 startups, em Portugal.
O Think Bigger Fund I, o primeiro fundo da Demium Capital, Venture Capital pertencente ao grupo Demium (anteriormente chamado Think Bigger Capital), vai fechar o ano de 2022 com um volume de investimento próximo de 7 milhões de euros, e alcançando os 15 milhões de euros de investimento acumulado nos seus dois anos de vida.
O número de startups globais investidas foi de 49, somando um total de 122 nos dois anos. A estas startups juntam-se mais sete cujas operações já estão aprovadas, mas o investimento apenas será feito em 2023.
Em Portugal, foram investidos cerca de 2.1 milhões de euros – 1.2 milhões de euros em 2021 e 930 mil euros em 2022. Este montante foi investido em 18 startups.
Entre as startups investidas este ano com maior potencial destacam-se: a Flagger, um verificador de imagens digital que proporciona um mundo digital fiável, a Orbitas, plataforma analítica que atua como Cientista de Dados Artificial, e a Flair, a nova assistente para Google Meets e Zoom, que ajuda as empresas a analisarem e transcreverem as chamadas de vídeo, entre outras.
Setores de atividade
No que toca aos setores de atividade, os investimentos da Demium Capital são muito diversificados, mas no top 5 estão os serviços financeiros e a saúde, ambos com 12% do total, seguindo-se a educação (9%), gaming (5%) e a inteligência artificial (5%).
Por distribuição geográfica, 15 % das startups investidas estão ligadas ao hub da Demium em Lisboa, 19% a Valência, 18% a Madrid, 15% a Barcelona, 15% a Málaga e 9,5% aos seus hubs na Europa de Leste.
Apesar de tanto o volume de investimento como de operações terem sido inferiores ao de 2021, a avaliação feita pela empresa é muito positiva, dado o contexto macroeconómico que marcou o ano, sobretudo a partir do segundo trimestre.
“Tem sido um período de incerteza económica que afetou muito o ecossistema de investimento, os tempos necessários para fechar as rondas aumentaram, as avaliações diminuíram, o número de operações foi reduzido e também o volume investido, especialmente nas séries C e crescimento”, enquadra a Demium Capital.
A estratégia atual deste fundo de investimento está muito focada em reforçar o apoio às startups investidas, mantendo uma gestão ativa do portfólio, com especial enfoque nas empresas com melhores resultados empresariais. E também fazer novos investimentos (follow-on) para ajudar as startups a continuar o seu crescimento.
Com a posta num modelo de co-financiamento, a Demium Capital aumenta a possibilidade de apoio das start-ups.
O ano de 2022 também foi marcado pela aposta no modelo de co-investimento. Ou seja, além de investir em startups criadas nos programas do grupo, o Fundo tem aproveitado as oportunidades externas para investir em conjunto com outras VCs em empresas com potencial interessante, com o objetivo de alcançar um melhor desempenho para o fundo.
O objetivo da Demium Capital é aumentar as oportunidades de co-investimento em rondas de seed e pre-seed, uma vez que desta forma as startups podem ter maior liquidez para continuar a avançar no seu projeto e alcançar a validação externa do seu modelo de negócio. A ideia é chegar a acordos com outras VCs, a fim de duplicar as possibilidades de co-investimento.
Dois anos de trajetória
O Think Bigger Fund I foi criado em 2020 com uma dotação de 50 milhões de euros, com o apoio de entidades e outros investidores institucionais públicos e privados, family offices e investidores profissionais e individuais minoritários.
O objetivo do fundo é investir na fase seed e pre-seed dos setores da inovação. No ano passado, o Relatório Anual de Investimento do PitchBook classificou este fundo como o mais ativo em termos de número de operações no Sul da Europa e o quarto na Europa.
Em maio de 2022, passou a chamar-se Demium Capital SGEIC S.A. como parte de uma estratégia de posicionamento do grupo Demium, da qual é uma subsidiária.
A Demium foi criada em 2013 como uma empresa espanhola de âmbito internacional especializada na atração de talento, transformando-a em projetos inovadores e ajudando-os a escalar. Investe nas startups que considera terem o maior potencial de crescimento e escalabilidade, estando também aberta a investir em outros projetos de alto potencial nascidos fora do grupo.