Bananaman foi um super-herói britânico que parodiava com outros como o Super-Homem e o Batman. Por essa altura, Manuel Monteiro começava a sua vida profissional a partir da base. Começou por se empregar numa marcenaria, a partir da qual se fez ciclista e “voou” até à selecção nacional. Adepto de atletismo, correu boa parte do país como taxista para acumular poupanças e conseguir regressar às raízes, a agricultura, da qual a sua família foi desapossada pelas dificuldades vividas no país nos anos do conflito armado.
Nelito, como também é conhecido, conseguiu o seu primeiro investimento na terra aos 23 anos com meios rudimentares. Avançou, mas foi obrigado a recuar, de novo devido ao regresso das armas. O engenho, contudo, permitiu-lhe chegar ao lugar de maior produtor de banana do país, após o heróico esforço dos empreendedores num país onde as ferramentas para os investidores têm surgido lentamente. Aos 50 anos de idade conta à FORBES como se fez o caminho que trilhou até fundar a Fertiangola, criar um projecto pecuário e ainda uma empresa de construção que ergue postos de combustível no país.
Na ambição deste homem está a internacionalização, para um país vizinho e também para fora do continente. Uma história a conhecer na edição de Setembro de FORBES.