A Porto Editora anunciou, na passada terça-feira na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, as novidades literárias para o primeiro quadrimestre de 2026. Entre ficção, não ficção, poesia e infantojuvenil, são várias as opções para todos os leitores. A Forbes destaca nove livros que chegam em breve às livrarias.
OLGA Salva o Mundo
Com muito humor e sarcasmo, o português Rui Zink apresenta-nos um livro que explora até que ponto a inteligência artificial pode ser um problema e uma solução. Neste livro, a inspetora Judite Furriel investiga uma série de linchamentos públicos em Lisboa, cometidos por cidadãos comuns que acreditam estar a fazer justiça contra criminosos.

Gigi e Outras Novelas
A Porto Editora dá seguimento à publicação dos livros traduzidos por José Saramago no início do seu percurso editorial com “Gigi e Outras Novelas”, de Colette. Esta obra apresenta três personagens durante as suas viagens a França: Gigi, o Menino Doente e a Senhora do fotógrafo.

Os Nomes
O livro que o Sunday Times descreveu como “o melhor romance de estreia dos últimos anos” foi escrito por Florence Knapp, lançado em maio do ano passado e uma presença assídua nos tops de todo o mundo. A obra chega, agora, a Portugal e apresenta três versões da vida de Cora, que se alteram de acordo com o nome que escolheu para o seu filho.

Animais Difíceis
É o tema do momento e o universo dos livros não fica de fora desta tendência. A espanhola Rosa Montero apresenta um livro onde também aborda o tema da inteligência artificial, aqui ao lado da inovação tecnologia e manipulação genética. O final da série da personagem Bruna Husky já tem garantida adaptação para o cinema.

A Montanha Mágica | Desordem e Primeira Paixão
No ano em que a obra de Thomas Mann entra em domínio público, a Porto Editora lança dois livros do autor. O segundo é uma estreia num volume independente em português, conta com a tradução do alemão de José Lobo Antunes e uma introdução do próprio.


Debaixo de Água
O romance de estreia de Tara Menon chega às livrarias em inglês em março deste ano, em português é publicado logo no mês seguinte. A obra está a ganhar uma atenção tal que já foi vendida para 30 territórios. Falamos de um livro que se passa entre a Tailândia e Nova Iorque, assim como entre duas catástrofes naturais: o Tsunami no oceano Indico em 2004 e o furacão Sandy em 2012.

O Uso da Fotografia
O novo livro de Annie Ernaux foi escrito com Marc Marie e teve por base 14 fotografias que foram tirando ao longo da sua relação. Só que ao mesmo tempo que mantinham essa relação, Annie lidava com um cancro na mama e Marc com a morte da mãe, temas que também surgem ao longo do livro.

Esperança em Ação: O futuro pertence-nos
Sanna Marin, a primeira-ministra mais jovem do mundo quando assumiu o cargo, conta-nos a sua história de vida neste livro, passando por pontos como o facto de ter sido criada por duas mulheres, ter sido a primeira a terminar o secundário na sua família ou como se considera um produto do estado social finlandês.






