A pessoa mais rica do mundo é agora também a mais poderosa. Antigo democrata – e sul-africano que veio para os EUA através do Canadá como estudante universitário – Musk, 53 anos, tornou-se um grande apoiante de Donald Trump no período que antecedeu as eleições de 5 de novembro, discursando em comícios e doando 119 milhões de dólares para o levar à Casa Branca. Talvez tenha sido o dinheiro mais bem gasto da sua vida. No seu discurso de vitória presidencial, Trump declarou Musk um génio, depois acolheu-o no seu círculo íntimo em Mar-a-Lago e até o incluiu numa fotografia da família Trump. Uma semana após a eleição, Trump nomeou Musk copresidente de um novo grupo consultivo, o Departamento de Eficiência Governamental (“Department of Government Efficiency” – “DOGE”), encarregado de reduzir o desperdício e o excesso de regulamentação no governo federal.
E por que é que o dinheiro que Musk deu a Trump poderá ter sido o mais bem gasto na sua vida? Porque, ao ser nomeado pelo recém-eleito presidente dos EUA como diretor de uma agência destinada a simplificar procedimentos e emagrecer estruturas do Estado, o homem mais rico do planeta vai escrutinar organismos (e personalidades dentro desses organismos) que têm regulado os seus investimentos e as suas empresas, nos vários ramos de atividade em que Musk está presente. E para Musk estas agências têm sido, por diversas vezes, consideradas um obstáculo ao modo como ele pretende fazer avançar os seus negócios. Logo, tendo “carta branca” de Trump para reformular essas agências, Musk estará a ser “juiz em causa própria”.
Há, assim, conflitos de interesses potencialmente significativos em jogo, dadas as ligações das empresas de Musk ao governo federal. A SpaceX, liderada por Musk, assinou quase 20 mil milhões de dólares em contratos com a NASA e o Departamento de Defesa desde 2008. A Tesla, liderada por Musk, enfrentou investigações da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (“National Highway Traffic Safety Administration”) sobre a segurança do seu Autopilot e recursos de “condução totalmente autónoma”, após relatos de vários acidentes, incluindo pelo menos 30 que resultaram em fatalidades desde 2018. E o X controlado por Musk (anteriormente chamado de Twitter) está sujeito à regulamentação da Comissão Federal de Comunicações (“Federal Communications Commission” – FCC); Trump recentemente nomeou como presidente da FCC um atual diretor da FCC que tem falado abertamente sobre o seu apoio às empresas de Musk. Entretanto, os investidores parecem aplaudir estes laços: as ações da Tesla subiram nas semanas que se seguiram às eleições, ajudando a aumentar a fortuna de Musk em 70 mil milhões de dólares, atingindo um recorde de 334 mil milhões de dólares na sexta-feira, 22 de novembro. Em 8 de novembro, Musk ultrapassou a marca dos 300 mil milhões de dólares pela primeira vez desde abril de 2022. Ele já se tinha tornado a primeira pessoa a valer pelo menos US $ 300 mil milhões em novembro de 2021.
“Há algo como 428 agências federais … Eu chamo isso de estrangulamento por excesso de regulamentação … Acho que uma fogueira de regulamentações sem sentido seria épica.” – Elon Musk num comício a favor de Donald Trump em Folsom, Pensilvânia, em outubro de 2024.
🚙 Tesla: $195 mil milhões
Musk possui cerca de 12% da Tesla, excluindo opções, mas prometeu mais da metade das suas ações como garantia para empréstimos pessoais de até US $ 3.5 mil milhões. No início de 2024, um juiz de Delaware anulou o acordo de Musk de 2018 para receber opções equivalentes a mais 9% da Tesla. A Forbes descontou as opções em 50% enquanto se aguarda o recurso de Musk. A Tesla gerou US $ 8.7 mil milhões em receita com a venda de créditos EV estaduais e federais para outros fabricantes de automóveis desde 2020, respondendo por 12% do seu lucro bruto. A SEC (“Securities and Exchange Commission”, o equivalente à nossa CMVM) acusou Musk de fraude de valores mobiliários em 2018 por uma “série de tweets falsos e enganosos” sobre a possibilidade de tornar a Tesla privada. A SEC chegou a um acordo com Musk e a Tesla exigindo o pagamento de uma multa de US $ 40 milhões, a remoção de Musk como presidente da Tesla e a pré-aprovação dos tweets de Musk pelos advogados da empresa. Musk continua a provocar a SEC com piadas, mais recentemente numa publicação no X, a 23 de novembro, que dizia: “SEC. A palavra do meio é definitivamente “Elon’s”, mas nunca consigo lembrar o que as outras duas palavras querem dizer.”
🚀 SpaceX: $89 mil milhões
A Forbes estima que Musk possui 42% da empresa de foguetes reutilizáveis, que vale quase US $ 210 mil milhões com base numa oferta pública lançada durante o segundo semestre de 2024. A SpaceX está alegadamente a preparar-se para fazer outra oferta pública de aquisição em dezembro de 2024 que avaliaria a empresa em mais de 250 mil milhões de dólares e a participação de Musk em mais de 105 mil milhões de dólares. O nomeado de Trump para presidir à FCC (“Federal Communications Commission”) criticou a decisão da comissão de negar ao negócio de internet via satélite da SpaceX, Starlink, quase US $ 900 milhões em subsídios de banda larga rural em 2022, mas indicou que é improvável que a decisão seja revista.
🤖 X.AI: $27 mil milhões
Musk possui cerca de 54% da startup de inteligência artificial xAI, que ele fundou em 2023. Ele lançou o seu chatbot Grok – disponível para assinantes premium do X – em novembro de 2023. A xAI supostamente levantou US $ 5 mil milhões de investidores privados numa avaliação de US $ 50 mil milhões em novembro de 2024. Isso foi a seguir a uma ronda de angariação de fundos de US $ 6 mil milhões em maio de 2024, que avaliou a xAI em US $ 24 mil milhões. As receitas da xAI atingiram US $ 100 milhões numa base anualizada.
💵 X (antigo Twitter): $6.7 mil milhões
Musk deu ao Twitter o novo nome X no final de julho de 2023 – menos de um ano depois de adquirir a empresa de redes sociais por US $ 44 mil milhões, incluindo US $ 13 mil milhões em dívidas que foram colocadas no balanço do Twitter. Agora a empresa vale apenas US $ 9 mil milhões (líquido de dívidas), estima a Forbes. Para avaliar a participação de Musk, a Forbes usou a avaliação do investidor Fidelity relatada publicamente da sua participação (que caiu 71% entre outubro de 2022 e junho de 2024). A Forbes estima que Musk possui 74% da empresa, calculado com base em compromissos de capital de outros investidores divulgados em registos na Securities and Exchange Commission. Até agora, tem sido um investimento deficitário para este magnata, mas deu-lhe algo talvez ainda mais valioso: o controlo de um poderoso “porta-voz global” onde tem 206 milhões de seguidores.
💸 Dinheiro e outros investimentos: $6 mil milhões
Musk vendeu US $ 23 mil milhões em ações da Tesla durante 2022 – provavelmente para financiar a sua parte da aquisição do Twitter de US $ 44 mil milhões. Ele não vendeu nenhuma das ações do fabricante de EV desde então. A estimativa da Forbes de dinheiro e investimentos líquidos de Musk é de US $ 3.5 mil milhões da sua dívida estimada, que é garantida pelas suas ações da Tesla.
🏗️ Boring Company: 5,7 mil milhões de dólares
A Forbes estima que Musk detém 69% da startup de infraestruturas fundada em 2016, que constrói túneis subterrâneos. Musk terá tido a ideia para a empresa enquanto estava sentado no trânsito em Los Angeles. Em Las Vegas, a empresa construiu um circuito de 2,7 quilómetros para o centro de convenções da cidade. Em 2021, fechou um contrato para construir um circuito mais longo de cerca de 46 km em Las Vegas com 51 estações para ligar o aeroporto, a Strip e muito mais. Em maio de 2023, o projeto foi expandido para incluir mais 40 km e 18 estações – mas até agora apenas o loop inicial no centro de convenções está operacional. A empresa tem uma avaliação estimada de 8,3 mil milhões de dólares, com base em transações privadas no mercado secundário das suas ações.
💵 Neuralink: $5 B
Musk possui uma participação estimada de 69% na startup Neuralink, que tem uma avaliação estimada de US $ 7.2 mil milhões com base em negociações no mercado secundário privado de suas ações. A empresa, que está a desenvolver interfaces cérebro-computador implantáveis, diz que está agora concentrada em servir pessoas com tetraplegia, com o objetivo de lhes permitir controlar os seus computadores e dispositivos móveis com os seus pensamentos. A FDA (“Food and Drug Administration”) aprovou um ensaio em humanos para o seu primeiro dispositivo em 2023. Em agosto de 2024, a Neuralink anunciou que o seu segundo participante no ensaio tinha recebido o implante, que melhorou a sua capacidade anterior de jogar jogos de vídeo utilizando um joystick operado pela boca.
(com Forbes Internacional)