De braços abertos

Pátria de uma das mais antigas empresas industriais do mundo, Huskvarna, de uma das mais emblemáticas marcas do planeta automóvel, a Volvo; de um gigante das telecomunicações, Ericsson; da cadeia de pronto-a-vestir internacional Hennes & Mauritz – ou simplesmente H&M – e também da Electrolux, a Suécia tem um ambiente de negócios que a torna…
ebenhack/AP
Ao longo da última década, foram vários os países que procuraram cativar os investidores, mas ninguém o fez com tanto sucesso como a Suécia.
Economia

Pátria de uma das mais antigas empresas industriais do mundo, Huskvarna, de uma das mais emblemáticas marcas do planeta automóvel, a Volvo; de um gigante das telecomunicações, Ericsson; da cadeia de pronto-a-vestir internacional Hennes & Mauritz – ou simplesmente H&M – e também da Electrolux, a Suécia tem um ambiente de negócios que a torna num país feito à medida dos empresários.

A Suécia é a líder da lista da FORBES dos países mais “amigos” do investimento, à frente de mais de uma centena de nações. No extremo oposto ao Chade, o país da Escandinávia, na Europa, soube conjugar as exigências sociais da Social-Democracia com os interesses dos empresários.

Pela facilidade com que se montam negócios, e pela capacidade de adaptação às pretensões de quem o procura, o reino é o Ikea das nações, lá onde Ingvar Kamprad criou, aos 17 anos de idade, aquela que viria a ser a maior multinacional das lojas de mobiliário.

O ranking está presente na edição de Abril da FORBES.

Mais Artigos