Chama-se 5GAIner (5G + IA Networks Reliability Center) e é um laboratório de 5G e Inteligência Artificial (IA), com investimento da Huawei, que passa a existir a partir de agora, em Aveiro.
A infraestrutura tecnológica é fruto da parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações.
Segundo um estudo divulgado pela Deloitte, 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G.
Esta infraestrutura dedicada ao desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial, está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o objetivo “de apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal”.
Esta colaboração – destaca a Huawei – permitirá à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria.
![](https://forbespt.fra1.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2021/11/23065952/Ministro-da-Ciencia-Tecnologia-e-Ensino-Superior-Manuel-Heitor-Cerimonia-de-inauguracao-5GAIner-%E2%80%93-5GAI-Networks-Reliability-Center-750x500.jpeg)
Manuel Heitor salienta que “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campus experimental na área das telecomunicações”.
“Esta iniciativa da Huawei assume-se como um projeto relevante para gerações futuras” posicionando “Portugal a nível global”, salienta o ministro.
Para além de todo o equipamento doado, a Huawei está a financiar o arranque deste projeto 5G + IA Networks Reliability Center.
Tony Li, CEO da Huawei Portugal, frisa a importância deste projeto reunir a experiência global da empresa em tecnologia de quinta geração e o know-how das duas instituições do sistema científico-tecnológico da região.
Para Tony Li, “este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”.
![](https://forbespt.fra1.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2021/11/23065952/1-750x500.jpeg)
“A transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, acrescenta Paulo Jorge Ferreira, Reitor Universidade de Aveiro.
Por seu lado, José Carlos Pedro, Presidente do Instituto Telecomunicações, entende que “a parceria em curso vai beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas, através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da conceção de modelos de negócio inovadores”.
O investimento da Huawei na região testará conceitos em diferentes mercados verticais, avaliará a sua fiabilidade e possibilitará a pesquisa em estruturas de rede 5G, com vista a facilitar a experimentação de novas soluções baseadas nesta tecnologia.
O investigador Rui Luís Aguiar será o Lab Director desta nova unidade.
O 5G + IA Networks Reliability Center tem a sua base no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de ação abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia (Bosch TT), em cuja fábrica decorrem já diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.
O projeto será dirigido por Rui Luís Aguiar, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.