De Aveiro para o mundo: laboratório de 5G e Inteligência Artificial

Chama-se 5GAIner (5G + IA Networks Reliability Center) e é um laboratório de 5G e Inteligência Artificial (IA), com investimento da Huawei, que passa a existir a partir de agora, em Aveiro. A infraestrutura tecnológica é fruto da parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações. Segundo um estudo divulgado…
ebenhack/AP
O investimento que a Huawei fará na região de Aveiro visa testar e avaliar a fiabilidade de conceitos 5G e Inteligência Artificial (IA) em diferentes mercados verticais.
Tecnologia

Chama-se 5GAIner (5G + IA Networks Reliability Center) e é um laboratório de 5G e Inteligência Artificial (IA), com investimento da Huawei, que passa a existir a partir de agora, em Aveiro.

A infraestrutura tecnológica é fruto da parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações.

Segundo um estudo divulgado pela Deloitte, 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G.

Esta infraestrutura dedicada ao desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial, está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o objetivo “de apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal”.

Esta colaboração – destaca a Huawei – permitirá à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria.

A inauguração aconteceu numa cerimónia na Universidade de Aveiro que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Manuel Heitor salienta que “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campus experimental na área das telecomunicações”.

“Esta iniciativa da Huawei assume-se como um projeto relevante para gerações futuras” posicionando “Portugal a nível global”, salienta o ministro.

Para além de todo o equipamento doado, a Huawei está a financiar o arranque deste projeto 5G + IA Networks Reliability Center.

Tony Li, CEO da Huawei Portugal, frisa a importância deste projeto reunir a experiência global da empresa em tecnologia de quinta geração e o know-how das duas instituições do sistema científico-tecnológico da região.

Para Tony Li, “este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”.

Rui Aguiar, Diretor Laboratório 5Gainer; José Carlos Pedro, Diretor do IT; Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA; Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Tony Li, CEO Huawei Portugal.

“A transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, acrescenta Paulo Jorge Ferreira, Reitor Universidade de Aveiro.

Por seu lado, José Carlos Pedro, Presidente do Instituto Telecomunicações, entende que “a parceria em curso vai beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas, através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da conceção de modelos de negócio inovadores”.

O investimento da Huawei na região testará conceitos em diferentes mercados verticais, avaliará a sua fiabilidade e possibilitará a pesquisa em estruturas de rede 5G, com vista a facilitar a experimentação de novas soluções baseadas nesta tecnologia.

O investigador Rui Luís Aguiar será o Lab Director desta nova unidade.

O 5G + IA Networks Reliability Center tem a sua base no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de ação abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia (Bosch TT), em cuja fábrica decorrem já diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.

O projeto será dirigido por Rui Luís Aguiar, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.

Mais Artigos