Filho do Uíge, lutador por Angola, Nascimento Alberto é o PCA da Nasa Comercial, empresa fundada num período em que a paz ainda não tinha sido alcançada no País. Em sua casa, no sul de Luanda, recebeu a FORBES para uma conversa em que apontou a mira à rotina e comodismo, na sua óptica armas perigosas que levam à ruína de homens e organizações.
Empresário em busca constante por desafios, conta como decidiu deixar a direcção da antiga fábrica de cimento e, com ajuda da mulher – a quem pediu para gerir a empresa enquanto se mantinha na agora Nova Cimangola, onde trabalhou quase três décadas –, criou um projecto vencedor.
O ex-militar das FAPLA, licenciado em Engenharia Química e doutorado em Psicologia Social na África do Sul, fornece hoje material para algumas das mais prestigiadas multinacionais petrolíferas a operar em Angola. Um negócio com grandes desafios na conjuntura actual… mas o empresário já antes os enfrentou.
Como naqueles tempos em que a paz chegou e com ela vieram grandes comerciantes estrangeiros, como libaneses e indianos, que com os seus grandes navios o levaram à falência. Nascimento Alberto “reinventou-se”, investiu na formação académia, estudou os mercados internacionais, foi buscar referências à Europa e EUA e em 2009 decidiu reabrir a empresa, com um foco mais técnico.
É mais este inspirador empreendedor nacional que a FORBES traz à banca nesta edição.