Daniela Braga, a empreendedora que domina a Inteligência Artificial

Daniela Braga é uma das portuguesas que maior projeção internacional recolhe. E não é para menos. Em 2015 fundou a DefinedCrowd, hoje renomeada de Defined.ai, tecnológica sediada nos Estados Unidos e tornou-se numa conceituada especialista na área da Inteligência Artificial. A gestora nacional está mais uma vez presenta na lista das mulheres Mais Poderosas nos…
ebenhack/AP
Fundou a Defined.ai em 2015 e é hoje uma das maiores especialistas nacionais em Inteligência Artificial. Daniela Braga está novamente na lista das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.
Forbes Women Listas

Daniela Braga é uma das portuguesas que maior projeção internacional recolhe. E não é para menos. Em 2015 fundou a DefinedCrowd, hoje renomeada de Defined.ai, tecnológica sediada nos Estados Unidos e tornou-se numa conceituada especialista na área da Inteligência Artificial.

A gestora nacional está mais uma vez presenta na lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios, elaborada pela revista Forbes Portugal. Com um total de 70 pontos, a empreendedora está na 31º posição do ranking de 2025 (ver em baixo metodologia aplicada na elaboração da lista).

Com uma avaliação total de 70 pontos, Daniela Braga, fundadora da Defined.ai é a 31 portuguesa Mais Poderosa nos Negócios, segundo a lista de 2025 da Forbes Portugal.

Licenciada em Línguas e Literatura Portuguesa, e com um doutoramento em Speech Tecnology, foi investigadora na Faculdade de Engenharia do Porto, e deu aulas na Universidade da Corunha. Trabalhou na multinacional Microsoft, e, em 2013, transferiu-se para a norte-americana Voicebox. Uma vez nos Estados Unidos decidiu lançar-se por sua contra e risco. Angariou investidores e abriu a sua própria empresa, a Defined.AI, com sede em Seatle e um centro de investigação e Desenvolvimento em Lisboa. Em 10 rondas de financiamento a empresa já recolheu mais de 81 milhões de dólares (cerca de xx milhões de euros). Em 2020, a startup recolheu um financiamento de 50,5 milhões de dólares numa ronda de financiamento Série B, valor que foi o mais alto alguma vez recolhido por numa uma startup fundada por uma mulher numa Série B nos Estados Unidos. Em 2021, a gestora foi designada membro da taskforce de research em IA do presidente norte-americano Joe Biden.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos