A Critical TechWorks, joint-venture entre a portuguesa Critical Software e o BMW Group, lançou a possibilidade de os condutores verem vídeos no YouTube diretamente no painel de infotainment principal.
Disponível para o modelo topo de gama BMW série 7 e BMW i7, este é o primeiro serviço de streaming de vídeo nos veículos da marca alemã e tem o dedo dos engenheiros portugueses da Critical TechWorks.
A plataforma de vídeo do YouTube e toda a sua oferta está agora pronta a serem visualizada no painel de infotainment, na frente do veículo.
Desenvolvido ao longo de dois anos pela equipa portuguesa e em conjunto com colegas da BMW, este serviço contribui para aumentar a experiência dos passageiros e enriquecer as opções já existentes para uma vivência única no interior dos veículos BMW.
“O foco da integração do streaming são o condutor e quem viaja nos bancos da frente, permitindo-lhes aceder ao YouTube através de um ícone de aplicação, como já fazemos nos nossos smartphones. Cada vez mais, conseguimos aprofundar a interação dos passageiros com os veículos através de opções e serviços que criam uma experiência verdadeiramente diferenciadora para os utilizadores”, explica Marta Afonso, Product Owner na Critical TechWorks.
“Esta nova funcionalidade reforça a nossa aposta na mobilidade premium do futuro, com o orgulho especial de o fazermos com o apoio de know-how português, que poderá ser experienciado em todo o mundo”, acrescenta José Mendes da Silva, responsável de New Mobility & Connected Services do BMW Group Portugal.
A questão legal e de segurança
Um dos desafios no desenvolvimento do serviço de streaming passou pela adaptação dos requisitos e das exigências da aplicação mobile à experiência no veículo, tanto a nível de arquitetura como em aspetos legais.
O resultado desta implementação permite entreter o condutor e os passageiros dentro do veículo enquanto este está parado, por exemplo quando estão no trânsito, aguardam que o veículo carregue num posto a meio de uma viagem ou esperam pelos filhos junto à escola.
Para os próximos meses, está planeada a integração de outros serviços de streaming e entretenimento com base em vídeo que vêm contribuir para as opções de entretenimento, informação e interação human-machine que a Critical TechWorks tem vindo a aprofundar.
Critical TechWorks
Fundada em 2018, a Critical TechWorks é uma joint venture entre o BMW Group e a Critical Software. Desenvolve soluções de engenharia de software, exclusivamente para o BMW Group, em áreas diversas como condução autónoma, mobilidade, software de bordo, tecnologia para carros conectados, análise de dados, eletrificação, produção e logística. A Critical TechWorks conta com mais de 1500 colaboradores nos seus escritórios do Porto e de Lisboa.