A empresa sul-coreana Coupang anunciou a compra a Farfetch, prevendo injetar 500 milhões de dólares (cerca de 458 milhões de euros à taxa de câmbio atual), segundo um comunicado.
A plataforma de venda de marcas de luxo Farfetch, fundada em 2008 por José Neves – com sede fiscal em Londres e que foi o primeiro ‘unicórnio’ português (‘startup’ avaliada em mais de mil milhões de euros), tem vindo a apresentar prejuízos e recentemente sofreu grandes perdas em bolsa, após dois anos de lucro em 2021 e 2022, beneficiando do ‘boom’ do comércio ‘online’.
“A excelência operacional e a logística inovadora da Coupang, combinadas com o papel de liderança da Farfetch no ecossistema de luxo, proporcionarão experiências excecionais para clientes, boutiques e marcas em todo o mundo”, salienta a Coupang que refere acreditar estar numa posição única para desbloquear o enorme valor da Farfetch para o vasto segmento de bens de luxo pessoais na Coreia do Sul, que tem os maiores gastos per capita do mundo em bens de luxo pessoais.
O acordo de hoje dá à Farfetch acesso a 500 milhões de dólares em capital para continuar a fornecer a marcas e boutiques exclusivas tecnologia de ponta e personalizada e dar aos principais designers acesso a consumidores em todo o mundo.
“A Farfetch é um marco no panorama do luxo e tem sido uma força transformadora ao demonstrar que o luxo online é o futuro do retalho de luxo”, afirma Bom Kim, fundador e CEO da Coupang: “A Farfetch irá dedicar-se novamente a fornecer a experiência mais elevada para as marcas mais exclusivas do mundo, ao mesmo tempo que procura um crescimento constante e ponderado como empresa privada. Também vemos enormes oportunidades para redefinir a experiência do cliente para clientes de luxo em todo o mundo.”
“O histórico comprovado e a profunda experiência da Coupang na revolução do comércio permitir-nos-ão oferecer um serviço excecional às nossas marcas e boutiques parceiras, bem como aos nossos milhões de clientes em todo o mundo”, diz José Neves, fundador, CEO e presidente da Farfetch. “Estamos entusiasmados por fazer parceria com uma empresa tão respeitada da Fortune 200, que está comprometida em investir em inovações que transformam todos os aspetos da experiência do cliente com a Farfetch.”
com Lusa