Cosméticos e beleza são domínios usualmente associados ao género feminino. Contudo, cada vez mais homens cuidam da pele e da aparência, impulsionando o crescimento do segmento cosmético masculino, muito para lá do clássico after-shave.
De acordo com o estudo “There’s a market for men’s cosmetics–and a generation gap” (IPSOS 2022), citado pela Clarins, de uma forma geral, 15% dos homens heterossexuais de 18 a 65 anos nos EUA usam atualmente cosméticos e maquilhagem masculinos, e outros 17% considerariam usá-los no futuro.
Cerca de um terço de todos os homens estão dispostos a usar cosméticos. De acordo com este inquérito, 73% dos homens com mais de 51 anos disseram que não considerariam o uso de nenhum cosmético, contra apenas 37% dos homens de 18 a 34 anos.
O mercado global de produtos de asseio para homens deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) perto de 8% durante o período 2021-2031.
Homens de 18 a 34 anos estão mais abertos a usar produtos como BB/CC Creams, rímel, base, bronzeador e corretivo.
Ou seja, bases hidratantes, cremes de olhos, bronzeadores e corretores passaram a entrar na rotina diária de cada vez mais homens.
A consultora Grand View Research, em 2019, referia que o mercado de cosméticos masculinos valia um valor mundial de 47.500 milhões de dólares (cerca de 44.700 milhões de euros).
Uma análise da Persistence Market Research, publicada em julho de 2021, estima que as vendas de produtos de beleza e asseio para os homens em todo o mundo irão quase duplicar em 2031 em relação ao valor de 55,5 mil milhões de dólares.
Também se prevê que o mercado global de produtos de asseio para homens cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) perto de 8% durante o período 2021-2031.
A Clarins é o espelho desta evolução de mercado, cuja gama masculina, ClarinsMen, tem ganho cada vez mais destaque, embora ainda representa uma diminuta expressão no volume total da marca.
Patrícia Lourenço, Marketing and PR Manager Clarins Portugal, destaca que “o segmento masculino está em constante evolução e crescimento, não só pelo maior cuidado que o público masculino dedica à sua beleza, mas também devido à importância que o conceito wellness tem vindo a ganhar. Hoje, mais que tudo, é importante um bem-estar físico e mental contra as muitas agressões diárias, como stress e poluição”.
Patrícia Lourenço aponta que “com algumas especificidades, devido ao tipo de pele mas também à forma como comunicamos, é não só um segmento importante para a Clarins como muito interessante: pelo constante crescimento e pela aceitação que os nossos clientes demonstram nos nossos produtos e sobretudo em manter uma rotina diária de cuidados da pele. Estamos muito orgulhosos deles!”.
Bruno Oliveira, barbeiro e proprietário das “Barbearia do Oliveira”, refere que, uma semana antes da ClarinsMen lançar a sua nova gama para rosto, teve os novos produtos no seu estabelecimento para os experimentar “e o feedback foi ótimo. Estes lançamentos das marcas levam os homens a cuidarem mais de si, o homem precisa de mais produtos e esta gama foi uma ótima aposta”.
Com os cuidados cosméticos masculinos a adquirirem importância, Fernando Borges, Coach Clarins Portugal, sublinha: “Que a pele dos homens viva para sempre!”