A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) está a celebrar o terceiro aniversário do campus de Carcavelos, inaugurado em setembro de 2018, aproveitando a ocasião para fazer um balanço aos proveitos trazidos pela mudança.
Refere a Nova SBE que o campus de Carcavelos onde a Nova SBE se instalou permitiu à escola prosperar em várias frentes. Segundo a universidade, a escola de negócios portuguesa é hoje uma referência pelo ensino e investigação de excelência, reconhecida a nível nacional e internacional.
Durante os três anos nas novas instalações, mais de 20.000 alunos frequentaram a escola. Atualmente a escola conta com alunos de mais de 60 nacionalidades, sendo que 61% dos alunos de mestrado são internacionais, contribuindo para a diversidade e para a partilha de experiências.
A universidade faz notar que 68% dos alunos de mestrado da Nova SBE prosseguem as suas carreiras profissionais fora de Portugal, em empresas internacionais de referência, “algo que contribui para o lugar de destaque que a escola ocupa nos principais rankings internacionais, posicionando-se entre as melhores escolas de gestão e finanças do mundo”, salienta a Nova SBE.
68% dos alunos de mestrado da Nova SBE prosseguem as suas carreiras profissionais fora de Portugal.
No entendimento dos responsáveis do campus, estes resultados são possíveis graças, não só às infraestruturas que a escola oferece, mas também pelo investimento no aumento do corpo docente internacional – de 18% para 41% desde 2018 –, captação de professores provenientes de universidades internacionais como Standford ou da Rotterdam School of Management, e também pelo reforço da oferta formativa que hoje abrange nove áreas diferentes, mais quatro que há três anos. Nesta oferta destacam-se a Área de Especialidade em Hotelaria & Gestão de Serviços e os três mestrados de nova geração lançados pela Nova SBE: Mestrado em Análise de Negócio, Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação e o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas.
“A Nova SBE é cada vez mais uma instituição aberta ao mundo e que emana e partilha conhecimento”, destaca a universidade, contando hoje com 13 centros de conhecimento, “com uma capacidade de investigação e análise ímpar em Portugal, destacando-se os 29 artigos publicados em meios de referência em apenas três anos”.
Projetos de inovação social
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são cada vez mais transversais à atividade da escola, não só apostada em impactar toda a comunidade escolar, mas também com reflexo na restante comunidade. A ambição materializa-se hoje através do envolvimento em inúmeros projetos de inovação social, que será ainda mais reforçada com a recente atribuição da ERA Chair ao SOCIALinNOVA-HUB, e de sustentabilidade, como são exemplos o Bios Urban Farm e o Cascais Smart Pole”, informa a SBE.
Com o intuito de continuar a dinamizar o ecossistema de impacto de Carcavelos para o mundo, a Nova SBE acaba de inaugurar o Westmont Hospitality Hall, anunciando para, muito em breve, novos espaços dedicados à inovação e empreendedorismo os quais “vão complementar a construção deste campus único na Europa, um espaço de colaboração disruptiva e de inovação contínua, no qual as empresas beneficiam da capacidade de experimentar, aliado à ousadia dos alunos, assente num modelo de sustentabilidade transversal a todas as atividades”.
“Temos um vasto conjunto de projetos em desenvolvimento”, refere Daniel Traça, Diretor da Nova SBE.
Daniel Traça, Dean da Nova SBE, afirma que “apesar dos grandes objetivos que alcançámos nos últimos três anos, a nossa missão nunca está terminada, porque sentimos que o país e a Europa precisam de nós”. O responsável da universidade refere que o campus vai “continuar a apoiar ainda mais a transformação das empresas e das instituições – e com ela a vida das pessoas – rumo ao futuro. Temos um vasto conjunto de projetos em desenvolvimento, de que destacaria o lançamento do ecossistema de inovação ainda este ano, o Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality inaugurado na passada segunda-feira, o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, o Social Design Lab, o DataLab, entre muitos outros projetos ambiciosos e que contribuirão para um reforço da sustentabilidade económica, social e ambiental de Portugal.”
O terceiro aniversário do campus de Carcavelos foi assinalado esta sexta-feira com um evento que reuniu a comunidade académica, parceiros e entidades oficiais. A cerimónia contou com intervenções do Reitor Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, do Presidente Fundação Alfredo de Sousa, Miguel Pinto Luz, do Diretor da Nova SBE, Daniel Traça e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
No decorrer do evento o professor da Nova SBE, Nadim Habib, e o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo (Coordenador do Plano de Vacinação COVID-19) foram protagonistas de uma conversa sobre “A Cultura Portuguesa de Liderança em tempos de Crise”, e o professor Pedro Oliveira conversou com Alexandra Palt (Chief Sustainability Officer & Executive Vice President L’Oréal) sobre “O caminho para um Futuro Corporativo Sustentável e o papel das Escolas de Negócios”.