O primeiro-ministro anunciou que o consulado virtual de Portugal vai entrar em funcionamento a partir do dia 10 de junho, considerando que se trata de um passo para desburocratizar e aliviar a procura junto dos serviços consulares.
António Costa falava em Luanda no final de uma receção com cerca de uma centena de empresários nacionais presentes no mercado angolano, na qual também esteve presente o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António.
“Ninguém me levará a mal se anunciar com uns dias de antecedência que, no próximo dia 10 [Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas] vamos passar a ter no telemóvel de cada um o consulado virtual, que permitirá começar a praticar um conjunto de atos consulares por via digital”, declarou.
O líder do executivo português adiantou que será possível “o reconhecimento biométrico com total segurança, aliviando também a pressão sobre os serviços consulares” de Portugal.
O “Consulado Virtual” consiste num sistema via Internet que disponibiliza aos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro um conjunto de serviços e informações até agora apenas acessíveis directamente nos postos e secções consulares portugueses.
Destina-se a todos os utentes dos serviços prestados pelos postos e secções consulares portugueses, em especial os nacionais residentes no estrangeiro e inscritos no posto ou secção consular da sua área de residência.
* com Lusa