Filipa, Mafalda e Lua Queiroz Pereira são as três filhas do empresário Pedro Queiroz Pereira, falecido em 2017, que herdaram o património industrial que o pai construiu a pulso. O Grupo Semapa, avaliado em bolsa por mais de mil milhões de euros, conta com participações acionistas na Navigator Company (a antiga Portucel Soporcel), na Secil e no Ritz, entre outros ativos. As três irmãs estão no conselho de administração do grupo Semapa, como administradoras não executivas.
A revista Forbes Portugal publicou o ranking das mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios na edição de junho/julho de 2023, colocando as três irmãs em 29º, 30º e 31º posições da lista.
Nascida em 1974, Filipa Queiroz Pereira é a mais velha das três irmãs. Licenciada em Matemáticas Aplicadas na Universidade Lusíada, completou ainda uma pós-graduação em Sistemas de Informação, na Harvard Extension School. Tem estado envolvida na atividade de consultoria informática e no setor imobiliários. É administradora da Sodim, uma das holdings que controla a Semapa, desde 2014, sendo ainda administradora do Hotel Ritz, ativo que foi fundado pela família há mais de seis décadas.
Mafalda e Lua, as duas irmãs mais novas
Nascida em 1976, Mafalda Queiroz Pereira, tem estado envolvida em projetos do setor imobiliário. É também administradora da Sodim, desde 2014 e integrou, em 2018, o conselho de administração da Semapa e da Sonagi, sociedade de gestão e exploração imobiliária.
Completou o ensino secundário em conjunto com os cursos técnicos de Entalhe e Marcenaria, na Fundação Ricardo Espírito Santo e concluiu o curso de Arquitetura de Interiores no SENAI, no Brasil. Completou ainda programas para executivos no Insead, na London Business School e na Harvard Business School.
As três irmãs estão no conselho de administração do grupo Semapa, como administradoras não executivas.
Lua Queiroz Pereira, a mais nova, nasceu em 1981, e após concluir o ensino secundário frequentou várias escolas de gestão internacionais, nomeadamente o Insead, tal como a irmã Mafalda, onde obteve o certificado em Global Management, a London Business School, a Singularity University e a Harvard Business School, onde completou cursos para executivos. Foi gestora de negócios ligados ao hipismo e integra, desde 2014, o conselho de administração da Sodim. Está no conselho de administração da Semapa e da Semapa Next, a sociedade de venture capital do grupo familiar.