Posicionada na 50ª posição do ranking das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal, Ana Paula Roque é filha do falecido Adolfo Roque, fundador da Revigrés. Além de acionista do império dos revestimentos cerâmicos, é ainda managing partner da empresa, posição que ocupa desde 2010. Anteriormente tinha ocupado, dentro da empresa familiar, funções de diretora de marketing, cargo que assumiu em 1995, aquando da sua entrada no negócio. Em 2005 foi nomeada para o Marketing Award atribuído pela APPM.
Licenciada em Gestão, pela Universidade Católica, em 1988, fez ainda um MBA, com especialização em Marketing, nessa mesma instituição, onde acabou também por ser diretora de Alumni – Associação dos Antigos Alunos da Universidade Católica de Lisboa.
Comendadora da ordem de Mérito Empresarial
Ana Paula Roque foi agraciada em dezembro de 2015, com a Comenda da Ordem de Mérito Empresarial – Classe do mérito Industrial, atribuída pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Além das funções executivas que tem na Revigrés, é muito ativa no mundo associativo e em causas fora do negócio familiar. Assim, integra o conselho geral da AEP – Associação Empresarial de Portugal, faz parte do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade e integra ainda o Conselho Geral da Cotec. Faz parte de vários conselhos consultivos e de administração, como é o caso da Universidade de Aveiro, da Câmara de Comércio e Industria Árabe-Portuguesa, da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, da CTCV – Centro de Tecnologia e Inovação, da APICER – Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica e de Cristalaria e da Associação de Empresas Familiares, entre outras.
Paula Roque, acionista e gestora da Revigrés, ocupa a 5ª posição no ranking das 50 Mais Poderosas nos Negócios da Revista Forbes.
Antes de entrar na Revigrés, entre 1988 e 1989, Ana Paula Roque foi analista sénior da direção de fusões e aquisições e pertenceu à direção de corporate research de uma sociedade de investimentos. Foi ainda responsável da Direção comercial e de marketing da Porcel, e anteriormente, em 1987, tinha realizado um estágio de três meses na Fiat, em Turim, na Itália.
Constituída em 1977, a Revigrés é uma empresa especializada na produção de revestimentos e pavimentos cerâmicos, fundado em Barrô, Águeda e presidida pelo fundador Adolfo Roque até 2007. A aposta no design e inovação da Revigrés já mereceu o reconhecimento do mercado internacional, com a atribuição de alguns dos mais prestigiados prémios internacionais de design.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.