Nem todos conseguem ir passar os seus dias de reforma fora do seu país de origem. Mas quem pode deve fazer escolhas acertadas, tendo toda a informação disponível para que no momento de escolher o local onde vai passar a velhice não cometa erros.
Foi com essa finalidade que foi criada, há cerca de três décadas, a ferramenta Annual Global Retirement Index, pelo site International Living. O objetivo era criar um roteiro que permitisse encontrar o destino que melhor se adaptasse à condição de cada um. É feito a partir de experiências pessoais de cada um dos participantes e colaboradores deste estudo, que estão bem inseridos nas comunidades sobre as quais dão o seu feedback. O que distingue este estudo, segundo a própria revista online, é que se baseia na experiência in loco e não em dados recolhidos na internet, sem a necessária isenção de quem os produz.
Assim, segundo esta análise, o país do mundo com mais condições para atrair estrangeiros a passar uma aposentadoria com qualidade de vida é o Panamá, seguido de Portugal, que alcança assim o segundo lugar do pódio.
Panamá, um país seguro, com muito sol
O Panamá destaca-se por ser um país seguro, com estabilidade e relativamente rico, onde se consegue viver uma vida confortável com cerca de 2.400 dólares (cerca de 2.300 euros) por mês. O clima é propício aos desportos de ar livre, como golfe, ténis, entre outros, pois é um país ensolarado.
Os custos de saúde são relativamente baixos, comprados com os Estados Unidos, e o país não cobra impostos sobre os rendimentos vindos do estrangeiro. Além disso, o imposto sobre imóveis é de 0,5% para a maioria das primeiras habitações. Os reformados têm descontos de 25% na fatura da eletricidade, 50% nos bilhetes de cinema, 20% de desconto nas consultas médicas e nos medicamentos e até descontos em vários restaurantes.
Portugal é o primeiro destino na Europa para os reformados que chegam de todo o mundo. França, Espanha, Grécia, e Itália estão também no top 10.
A renda de um apartamento moderno e mobilado pode custar cerca de mil dólares (958 euros) por mês e a compra de um imóvel confortável pode custar 155 mil dólares (cerca de 148 mil euros) num local exclusivo e com vista para o mar.
Portugal é o primeiro destino na Europa ideal para os reformados de todo o mundo. Aqui, segundo os colaboradores desta lista, é possível viver confortavelmente com 2.500 a 3 mil dólares (entre 2.400 e 2.900 euros) por mês. Embora Lisboa, Porto e o Algarve sejam locais mais caros, há zonas mais em conta no resto do país.
Outras das vantagens apontadas pela lista a Portugal, além da habitação acessível – obviamente que é para quem vem de fora – é um clima favorável, um bom sistema de saúde, com acesso aos melhores médicos e tratamentos, uma comunidade inclusiva e friendly, que recebe bem os expatriados e uma cultura rica em modernidade e tradição.
Conheça a seguir o top 10 dos países mais atraentes para passara a reforma:
1 – Panamá
2 – Portugal
3 – Costa Rica
4 – México
5 – França
6 – Espanha
7 – Malásia
8 – Grécia
9 – Itália
10 – Tailândia