Tem ADN alemão, mas nas carroçarias corre “sangue” português. A Volkswagen deu hoje a conhecer a nova geração do SUV T-Roc que sairá das linhas de montagem da sua unidade portuguesa, Autoeuropa.
Em comunicado, a SIVA|PHS, importadora do grupo Volkswagen em Portugal, revela que “com o novo T-Roc, a Volkswagen apresenta o sucessor visionário do seu modelo de sucesso, com mais de dois milhões de unidades vendidas em todo o mundo”. As pré-vendas da nova versão do SUV produzido em Palmela arrancam já em setembro, altura em que serão conhecidos os preços, estando o lançamento no mercado previsto para novembro.
Mas o que muda neste T-Roc? De acordo com o mesmo comunicado, esta segunda geração traz um salto evolutivo que “é evidente à primeira vista, graças a um design poderoso e depurado. Mantém o ADN característico do T-Roc, com a silhueta tipo coupé na secção traseira, tirando o máximo partido dos 12 cm adicionais de comprimento total face ao modelo anterior. As proporções mais generosas permitem um design mais dinâmico e expressivo”.
O interior foi “melhorado e impressiona pela sua qualidade premium, superfícies suaves e tecnologias inovadoras. Por exemplo, o painel de bordo é revestido com um tecido recentemente desenvolvido, que, em conjunto com a iluminação ambiente, cria uma atmosfera ao estilo lounge”.
E acrescenta que o novo T-Roc adota diversas funcionalidades dos modelos Tiguan e Tayron, sendo que, uma novidade nesta versão é o “head-up display projetado no para-brisas, que exibe informações importantes, como a velocidade ou pictogramas de navegação, diretamente no campo de visão do condutor, e que está disponível como opção”.

O novo T-Roc será disponibilizado, no mercado europeu, apenas com motores a gasolina híbridos com turbo. No lançamento, estarão disponíveis duas motorizações mild hybrid de 48V (1.5 eTSI2) com 85 kW (116 cv) e 110 kW (150 cv)3. Numa fase posterior, seguem-se dois sistemas de propulsão full hybrid, uma estreia no grupo Volkswagen. Estes contam sempre com tração dianteira. Estará disponível no futuro um T-Roc R, com um motor 2.0 mild hybrid, como variante mais potente da gama. Todos os motores mild hybrid 1.5 e 2.0 contam com caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.
A primeira geração do T-Roc foi lançada no mercado em 2017, sendo que se seguiu uma atualização no modelo em 2022. De acordo com a importadora do grupo Volkswagen em Portugal, no ano passado, cerca de 292 mil compradores em toda a Europa optaram pelo SUV produzido na fábrica portuguesa de Palmela. Até à data, foram vendidas mais de dois milhões de unidades, o que faz do T-Roc o SUV da fabricante alemã mais bem-sucedido a nível mundial, a seguir ao Tiguan.
O modelo terá seis acabamentos de pintura: Branco Pure, Cinzento Wolf, bem como as novas cores Amarelo Canary, Vermelho Flamed, Azul Celestial e o Preto Grenadilla. O tejadilho está também disponível na cor Black Solid, em configuração bi-color.
Conheça aqui o novo T-Roc: