A primeira coisa que precisa de saber sobre Greta Gerwig é que ela acabou de fazer história e que essa história tem tudo para abrir portas a muitas outras mulheres na indústria. A realizadora do filme Barbie conseguiu a maior estreia de sempre para um filme realizado por uma mulher.
Com 162 milhões de dólares em vendas de bilhetes na América do Norte, Barbie bateu o recorde do primeiro fim de semana para um filme realizado por uma mulher. O primeiro lugar era anteriormente ocupado por Patty Jenkins, realizadora de “Mulher Maravilha”, que estreou com 103,3 milhões de dólares.
E Greta não demorou muito até chegar aqui, pelo menos quando se trata do trabalho como realizadora. Com apenas três filmes realizados, rapidamente se tornou um nome conhecido em Hollywood. Só que a sua carreira começou na frente das câmaras. Em 2006 começou na representação com papéis secundários em filmes como LOL e Baghead. Um ano mais tarde, deu o salto para trás das câmaras, ao começar a escrever, experiência que não a afastou da representação. Em 2013, protagonizou Frances Ha e acabou por ser nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz – Filme de Comédia ou Musical.
Em 2017, Gerwig estreou-se na realização com Lady Bird, que contou com nomes como Saoirse Ronan, Laurie Metcalf e Timothée Chalamet no elenco. Uma estreia de maior sucesso seria impossível, uma vez que o filme foi nomeado pelo American Film Institute e pela revista Time como um dos dez melhores filmes do ano. A partir daqui, o sucesso continuou com Little Women e Barbie.
Com o primeiro filme, a realizadora apresentou-se logo como alguém que iria dar voz às mulheres, ao género historicamente desvalorizado seja no cinema ou em qualquer outro lugar. O padrão repetiu-se nos filmes seguintes.
O que fica claro ao longo do percurso de Greta é que o risco não é algo que a assuste. Depois do sucesso da sua estreia como realizadora, avançar como Little Women foi muito mais arriscado do que pode parecer. É que esta não foi a primeira adaptação cinematográfica do romance escrito por Louisa May Alcott, em 1868, foi a sétima. No final, a critica foi muito positiva e Little Women recebeu seis nomeações para os Óscares e duas nomeações para os Globos de Ouro.
Barbie já era adorada por muitos e, claramente, está a ser um sucesso. Mas a realizadora conseguiu com que as pessoas vissem para lá da boneca ou do cor-de-rosa, foram as suas abordagens à forma como a mulher é vista a nível social e cultural e fizeram deste filme o sucesso que ele é.
O que Greta Gerwig vai fazer a seguir ainda não se sabe, mas se os rumores se revelarem verdadeiros, o futuro da realizadora passa por uma nova adaptação dos livros Nárnia.