O verão é um dos momentos mais esperados pelos consumidores, levando-os a alterar os seus hábitos de consumo. Mas afinal quais são as tendências de consumo dos portugueses nesta época?
A ConsumerChoice para responder a esta pergunta realizou uma análise aos comportamentos, às preferências dos consumidores e aos custos associados durante este período. O estudo destaca também as marcas mais associadas a esta estação do ano e os principais fatores de decisão.
Segundos os resultados apresentados, a maioria dos consumidores revela que tem um aumento considerável nos seus gastos durantes os meses de verão. Os destaques de consumo vão para as categorias de alimentação e bebidas (26%), lazer e entretenimento (25%) e viagens e alojamento (24%). Por outro lado, as tecnologias e gadgets (2%) são a categoria em que os portugueses menos gastam. Apenas cerca de 4% dos questionados afirmam não sentir alterações no orçamento mensal durante este período.
Relativamente aos orçamentos de férias, os resultados do estudo revelam uma tendência de estabilidade. Com cerca de 51% dos inquiridos a afirmarem que os seus orçamentos para férias se mantiveram iguais ou semelhantes aos que detinham no ano anterior. Contudo, cerca de 21% dos inquiridos afirma que o seu orçamento aumentou, e 5% classificou-o como “muito maior”. Já 20% revela que existiu uma diminuição do dinheiro que disponibilizam para o seu período de férias, enquanto 3% mencionam uma redução significativa.
No que diz respeito ao ano passado, cerca de 50% dos inquiridos afirmou ter notado um aumento nas suas despesas no verão, já cerca de 41% afirmaram que as mesmas se mantiveram iguais e perto de 10% referiu que as mesmas diminuíram. Para este ano, o sentimento dos inquiridos é que haja uma estabilidade comparativamente com o verão dos anos anteriores.
As experiências sociais e de lazer são uma procura frequente quando o calor e o bom tempo, característico desta altura, chega. Os questionados referem que frequentam mais restaurantes e cafés durante a época onde os dias são mais longos e apenas 21% dos inquiridos declara que a sua frequência nestes estabelecimentos não aumenta durante estes meses.
Os festivais de música de verão são uma tendência de consumo por parte dos portugueses.
Cerca de 41% dos entrevistados indicam que costumam frequentar festivais de música de verão. Porém 44% não participa neste tipo de eventos, mas 15% gostava de poder frequentar. Os festivais mais procurados no país são o NOS Alive, o Rock in Rio, MEO Sudoeste, Vodafone Paredes de Coura, MEO Marés Vivas e Super Bock Super Rock.
Para os portugueses, verão é sinónimo de bebidas, gelados e viagens. As marcas portuguesas mais associadas à estação são a Super Bock, a Olá, a Sagres e a Sumol. Nas marcas estrangeiras o destaque vai para a Coca-Cola, a Havaianas, a Heineken e a Ryanair.