Maria do Carmo Neves é presidente do Conselho de Administração da Tecnimede, grupo de empresas na área farmacêutica, sediada em Sintra, com capitais exclusivamente portugueses. Foi co-fundadora, com o seu marido, o médico Jorge Ruas da Silva, deste grupo de empresas que tem hoje uma forte vocação internacional. O médico fundador faleceu em 2022, aos 83 anos de idade.
Maria do Carmo é uma das Mais Poderosas nos Negócios das revista Forbes Portugal, classificando-se na 36ª posição.
Maria do Carmo Neves conseguiu, em pouco mais de 40 anos, transformar a empresa num grupo que exporta a maior parte da sua produção para cerca de 100 mercados internacionais, tendo ainda presença direta em Espanha, Itália, Marrocos, Colômbia e Brasil. O grupo tem áreas de desenvolvimento, produção e comercialização e investe cerca de 15% da sua faturação em Investigação & Desenvolvimento (I&D). Emprega cerca de 750 pessoas e tem mais de 130 produtos desenvolvidos internamente. Gere ainda mais de 4.300 Autorizações de Introdução no Mercado (AIM), a nível mundial. Tem duas unidades fabris, uma em Sintra e outra em Marrocos, e tem mais de 440 patentes registadas.
O percurso de Maria do Carmo Neves
Licenciada em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, é ainda especialita na área de Pneumologia. A empresária é hoje presidente da APOGEN – Associação Portuguesa de Produtos Genéricos e Biossimilares, organização que também foi presidida pelo seu falecido marido. Está ligada à associação há cerca de 13 anos, em representação da Farmoz, uma das empresas do grupo.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.