Vítor e José Alves Ribeiro é a dupla de irmãos que lidera os negócios da família Alves Ribeiro, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Esta é mais uma família low-profile da qual pouco ou nada se conhece publicamente. Os negócios da família têm origem na construtora fundada por Artur Alves Ribeiro, em 1941, a Construtora Alves Ribeiro, que se lançou na construção civil e obras públicas, sobretudo estradas, arruamentos, saneamento e aeródromos. Em 2006, a Alves Ribeiro internacionalizou-se para Angola e em 2012, entra nas obras públicas do Brasil. Ao universo empresarial também pertence a Alrisa, criada em 1987, uma sociedade para promoção e gestão de imóveis em regime de arrendamento e de venda de habitação, escritórios, lojas, e parques de estacionamento.
Com uma fortuna avaliada em mais de 1,3 mil milhões de euros, a família Alves Ribeiro tem a sua fortuna assente em património empresarial do qual se destaca a Mundicenter, a Alves Ribeiro, a Alrisa e o Banco Invest.
Além da área imobiliária, a família é ainda detentora da Mundicenter, empresa de gestão de centros comerciais, que gere 11 centros comerciais, entre eles o Amoreiras Shopping. Esta é a área de maior crescimento do grupo e também a que mais contribui para a fortuna familiar. Além disso, a família é a única acionista do Banco Invest – especializado em poupança e investimento – que apesar de ser um banco que joga ainda na liga dos pequenos contribuiu com uma bela parcela para a fortuna familiar.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES dos 50 mais ricos de Portugal.