A família Ortigão Costa é detentora da Sogepoc, holding agroalimentar que fundou a Sugal Group, a maior empresa nacional de concentrado de tomate e uma das maiores produtoras a nível mundial. Fundada em 1957, na Azambuja, por Luís Ortigão Costa – médico veterinário, ganadeiro e empresários falecido em 2010 -, a Sugal construiu a sua primeira unidade industrial naquele ano, iniciando, em 1958, a sua primeira campanha do tomate. Este empresário ajudou a combater o desemprego naquela localidade. Em 1963 fundou também a Coudelaria Ortigão Costa, com origem num grupo de éguas e um garanhão preto, que tinha adquirido ao longo dos tempos. Comprou ainda uma ganadaria em Espanha, tornando-se uma referência na tauromaquia nos dois países, sendo que a praça de toiros de Azambuja tem o seu nome.
A família Ortigão Costa posiciona-se no 26º lugar do ranking dos 50 milionários da revista Forbes Portugal, com uma fortuna de 494 milhões de euros.
Quando a revista Forbes fez a sua análise aos maiores patrimónios, a Sogepoc era ainda detentora da Sugal, grupo do qual fazem ainda parte empresas na área da produção de lacticínios, arroz, cogumelos frescos e de nozes, a Nogam. Esta última unidade é a primeira fábrica de processamento de nozes em Portugal, construída em Estremoz, no Alentejo, e que resultou de um investimento de 6,2 milhões de euros. A Sugal tem atualmente cinco fábricas, em Portugal, Espanha e Chile, e fatura perto de 500 milhões de euros, dos quais cerca de 90% tem como destino os mercados internacionais. Tem uma produção instalada de cerca de dois milhões de toneladas de tomate fresco.
Entretanto, em finais de outubro de 2023, a família anunciou que um dos seis filhos do fundador, João Ortigão Costa, atual CEO da empresa, comprou a Sugal aos restantes herdeiros, dando assim início à separação dos negócios familiares. Nas contas da revista Forbes Portugal, os seis herdeiros repartiam entre si uma fortuna próxima dos 500 milhões de euros. Com uma divisão familiar, as contas do próximo ano poderão ficar diferentes.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.