É através da Knight Frank e da Quinta e Penalva, consultora especializada em imobiliário de luxo, que está a ser comercializada, por mais de 9 milhões de euros, uma moradia projetada pelo reconhecido arquiteto brasileiro Marcio Kogan. Trata-se da casa Mashrabiya, situada em El Madroña, em Málaga, que se distingue pelo design característico do arquiteto especializado no desenvolvimento de villas.
Trata-se da primeira unidade na zona com a assinatura de Kogan, conhecido por fundir elementos contemporâneos com o modernismo clássico dos anos 50. Neste caso, o arquiteto incorporou um elemento clássico da arquitetura árabe – que acaba por dar nome ao projeto – na moradia de cerca de 1.860 metros quadrados, marcados pelo design e pelo luxo.
Nascido em S. Paulo, no Brasil, em 1952, cedo a sua carreira se dividiu entre a arquitetura e o cinema, tendo criado o seu atelier MK27 em 2001. Este ganhou projeção internacional através de projetos edificados no Peru, no Uruguai, nos Estados Unidos, no Chile, no Canadá, na Índia, em Israel, na Espanha, e até em Portugal. Em Portugal destaca-se, por exemplo, o Hotel L’and Vineyards, em Montemor, concluído em maio de 2010, com uma área superior a 5 mil metros quadrados.
Interiores com design exclusivo
A construção da casa utilizou matérias-primas locais, como o mármore, e está envolta em carpintaria minimalista. O projeto, que conta com sete quartos e oito casas de banho, exibe uma escadaria moderna e inclui um elevador, ginásio, zona de spa, sala de cinema e piscinas interior e exterior. Salas de estar e de jantar abrem-se para um amplo alpendre, sendo a cozinha dotada de equipamento topo de gama.
O design paisagístico foi adaptado à natureza envolvente, com espécies naturais da região, com janelas eficientes, isolamento superior e painéis solares.
Incluidas na operação de venda estão as peças de mobiliário desenhadas por Patrícia Urquiola, arquiteta e designer espanhola, sediada em Milão, cujo trabalho já foi exposto no MoMa, em Nova Iorque.