Concurso internacional Master of Port Portugal pela primeira vez em Portugal

O Palácio da Bolsa, na cidade do Porto, foi o palco da grande final da primeira edição portuguesa do concurso internacional Master of Port, que distinguiu Vasile Grebencea como o primeiro Master of Port Portugal. Natural da Moldávia, Vasile Grebencea é escanção e proprietário do Dogma Wine Bar, no Porto. Membro da Associação de Escanções…
ebenhack/AP
O Palácio da Bolsa, na cidade do Porto, foi o palco da grande final da primeira edição portuguesa do concurso internacional Master of Port, que distinguiu Vasile Grebencea como o primeiro Master of Port Portugal.
Forbes Life

O Palácio da Bolsa, na cidade do Porto, foi o palco da grande final da primeira edição portuguesa do concurso internacional Master of Port, que distinguiu Vasile Grebencea como o primeiro Master of Port Portugal.

Natural da Moldávia, Vasile Grebencea é escanção e proprietário do Dogma Wine Bar, no Porto. Membro da Associação de Escanções de Portugal (AEP), é também bacharel em Marketing e conta com uma carreira dedicada ao serviço e à promoção do vinho. Antes de fundar o seu próprio espaço, passou por casas de referência como a Portologia, o Bahr & Terrace (Lisboa), a Lisbon Winery e o Bairro Alto Hotel. Paralelamente, colabora como tradutor oficial da winemaster.tv.

Da esquerda para a direita: Tiago Paula, Presidente da Associação dos Escanções de Portugal, Vasile Grebencea e Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Excelência e paixão pelo vinho do Porto

O Master of Port é o único concurso internacional inteiramente dedicado a uma denominação de origem protegida — o vinho do Porto, produzido na Região Demarcada do Douro, a mais antiga região regulamentada do mundo (1756) e Património Mundial da UNESCO.

Durante a competição, os candidatos são avaliados através de provas teóricas e práticas que testam o seu domínio sobre produção, história, marcas, colheitas, harmonizações e serviço do Vinho do Porto. O vencedor assume o papel de embaixador do Vinho do Porto, representando e promovendo esta joia nacional junto de consumidores, profissionais e mercados internacionais.

O Master of Port Portugal é organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) em parceria com a Associação de Escanções de Portugal (AEP).

Criado em 1988, em França, o concurso Master of Port soma já 20 edições realizadas nesse país e 24 Masters of Port em todo o mundo. Em 2025, o concurso estreou-se em Portugal, Benelux e Escandinávia, realizando ainda a segunda edição no Reino Unido e a terceira no Canadá.

“A expansão desta competição para outros mercados é estratégica para reforçar o papel dos sommeliers como verdadeiros embaixadores do Vinho do Porto, valorizando-o como uma experiência única e premium em todo o mundo”, sublinha Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Mais Artigos