Como que antecipando a atual pandemia de COVID-19, José Saramago traça, no livro “Ensaio sobre a Cegueira”, uma parábola perturbadora da sociedade atual: o surgimento repentino e a natureza inexplicáveis de uma pandemia de cegueira instantânea que causa o pânico generalizado e rapidamente desfaz a ordem social, enquanto a doença transcende um significado que vai além da realidade física.
O livro “Ensaio sobre a Cegueira” é, assim, o mote para um concerto no Centro Cultural de Belém (CCB) que homenageia a obra e o pensamento do único Nobel da Literatura português, na celebração dos 100 anos do nascimento do escritor (1922-2010).
O concerto será no dia domingo, 23 de janeiro, às 19 horas, no Pequeno Auditório do CCB.
Sob a direção musical de Pedro Figueiredo, o concerto fará uma fusão performativa do Vertixe Sonora Ensemble, que integra solistas de música contemporânea de destaque da Galiza e de Portugal, e do Ensemble New Babylon, de Bremen (Alemanha).
Catorze músicos, sete do Ensemble New Babylon e outros sete do Vertixe Sonora Ensemble irão apresentar em estreia mundial três peças de Alexander F. Müller (Alemanha), Ramón Souto (Espanha) e Ângela da Ponte (Portugal).