O mais recente lançamento da Mercedes-Benz é uma estreia na gama da carrinha Classe C. Consiste numa versão aventureira da Station alemã que assume a designação All-Terrain.
Com uma distância ao solo superior em cerca de 40 milímetros comparativamente à convencional carrinha Classe C, esta nova variante dispõe de tração integral 4MATIC de série e dois modos da transmissão para condução fora de estrada.
Comparado com o convencional Classe C Station, o All-Terrain tem dimensões ligeiramente superiores.
O seu comprimento de 4755 milímetros é maior em quatro milímetros. Devido aos revestimentos dos guarda-lamas, a largura aumentou 21 milímetros para os 1841 milímetros. A maior distância ao solo de cerca de 40 milímetros também representa um aumento da altura do veículo para os 1494 milímetros.
O Classe C All-Terrain será apresentado a nível mundial no International Motor Show em Munique no mês de setembro e chegará aos concessionários europeus no final do ano. Ainda não há preços.
Em termos de design, o modelo salta à vista por ter para-choques especiais, uma proteção inferior da carroçaria nas secções dianteira e traseira e ainda revestimentos dos guarda-lamas em cinza escuro mate.
Como os modelos All-Terrain são baseados na linha de equipamento exterior Avantgarde, o revestimento da linha de cintura, os frisos nos vidros laterais e as calhas do tejadilho são revestidos em alumínio polido.
O diâmetro das rodas nesta nova derivação também é superior (dimensões desde 17 até 19 polegadas), o que torna o All-Terrain apropriado para circular em trilhos, estradas rurais e estradas com piso em más condições de conservação.
A embalagem All-Terrain facilita a circulação em terrenos mais irregulares, como trilhos de terra batida.
Para um maior equilíbrio entre o conforto e a estabilidade de condução, a suspensão com sistema de amortecimento passivo é um equipamento de série para esta variante de modelo: o efeito de amortecimento é adaptado à superfície da estrada, em função da amplitude. Neste caso, o conforto de condução é melhorado através da redução do efeito de amortecimento. Quando os impactos são mais severos, a ação de amortecimento total assegura uma maior estabilidade.
Além dos modos da transmissão Eco, Comfort, Sport e Individual, o All-Terrain está equipado com dois modos Dynamic Select adicionais para a condução fora de estrada: o modo OFFROAD foi concebido para terremos fáceis como estradas de terra, gravilha ou areia; o modo OFFROAD+ com DSR (Downhill Speed Regulation) é recomendado para terrenos algo mais difíceis e íngremes.
No interior, o painel de instrumentos, ligeiramente orientado para o condutor em cerca de seis graus, inclui um ecrã LCD de alta resolução no posto de condução. Os clientes podem escolher entre as versões de ecrã de 10.25” e 12.3”. Foi criado um novo tema “Offroad” para o All-Terrain, o qual apresenta informação específica como o declive e o ângulo da direção. As coordenadas geográficas e uma bússola também são apresentadas.
O Classe C está equipado de série com faróis LED High Performance. Já o sistema Digital Light do novo Classe S, em que cada farol Digital Light a integrar um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, está disponível como opção.
No All-Terrain, o sistema inclui uma luz especial todo o terreno. Durante a condução em terreno fácil, a ampla iluminação assegura que o condutor pode detetar obstáculos em tempo útil, mesmo em curva. Logo que o modo de condução todo o terreno seja ativado, a luz todo o terreno é ligada. A função permanece ativa até à velocidade de 50 km/h, e desliga automaticamente acima deste limite.
Os motores
O All-Terrain está disponível quer equipado com motor a gasolina, quer com motor Diesel. No modelo a gasolina, é utilizado um novo bloco a gasolina de quatro cilindros (M 254) com motor/alternador integrado (ISG) de segunda geração. Durante um curto período, a potência do motor de combustão pode ser suplementada pelo motor/alternador integrado com até 15 kW de potência.
A versão a gasóleo é composta por um quatro cilindros (OM 654 M) igualmente equipado com um motor/alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48 V.
Capacidade de reboque de até 1800 kg
Com o sistema de tração integral de série e a capacidade de reboque de até 1800 quilos, o All-Terrain está preparado para ser utilizado com reboque acoplado. Como equipamento opcional está disponível um gancho de reboque parcialmente elétrico com bola de reboque retrátil e o ESP de estabilização de reboque. Um botão no compartimento de bagagens desbloqueia o gancho de reboque. Posteriormente pode ser rebatido para fora. A luz de controlo desliga quando estiver corretamente acoplado.