A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, está com um grupo de empresas da indústria dos componentes automóveis para participarem, entre os dias 8 e 12 de setembro, em Munique, no conceituado salão automóvel IAA Mobility.
A AEP dá conta de que em 2024, a indústria portuguesa de componentes para automóveis registou um volume de negócios de 14,3 mil milhões de euros, confirmando a sua relevância no setor exportador nacional.
“A IAA Mobility é uma importante feira do setor, onde está representada a cadeia de valor da indústria da mobilidade. É o ponto de encontro para as empresas verificarem estratégias, investimentos, fornecedores e parceiros. Em termos de mercado, a Alemanha é um país atrativo, mas muito exigente, por isso a AEP organiza participações regulares em feiras no mercado alemão há largos anos e, desde 2016, para o setor automóvel em particular. É um mercado que proporciona às empresas nacionais oportunidades de negócios, mas obriga a uma abordagem estruturada e é aqui que a AEP tem um papel importante no apoio à internacionalização das PME”, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP.
“Os dados mostram que cerca de 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm componentes feitos em Portugal. Este é um número que evidencia a competitividade da indústria portuguesa de componentes para automóveis”, recorda Luís Miguel Ribeiro.
Depois de Espanha, Alemanha aparece como o segundo maior mercado de destino dos componentes produzidos em Portugal, representando 23,3%.