Canções Bonitas em Português é o que o Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho nos fazem ouvir, a nós e a quase 50 milhões pelas plataformas digitais. O trio, que forma os D.A.M.A. (que significa Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo) grupo com 10 anos a cantar em português, partilhou emoções e metas para o futuro, em exclusivo para a Forbes.
O que significa para vocês o marco dos 50 milhões de visualizações?
O número de visualizações é um reflexo da nossa música ser parte da vida das pessoas e estar presente no seu quotidiano. É um orgulho sentir que o que fazemos nos une a todos numa energia positiva, e essa pequena diferença no mundo deixa-nos muito felizes.
Não nos focamos nos números em particular, procuramos fazer músicas que nos encham de propósito, significado e sentido. Que nos ajude a compreender a vida e aquilo que sentimos. O facto de resultar em números elevados está intrinsecamente ligado ao desejo que chegue ao máximo número de pessoas possível e que seja relacionável para o maior número de pessoas possível.
Cantar em português pode ser uma meta também para a lusofonia, falo de África e Brasil?
Sem dúvida, o que nos une é muito maior do que nos separa. A riqueza da nossa tradição e multiculturalidade, o número de falantes da língua portuguesa faz com que haja um potencial incrível. E como a missão é unir um povo, porque não o Mundo?
Neste momento a música falada em português (em toda a CPLP) está cada vez mais unida, os artistas estão cada vez mais próximos. Vemos cada vez mais artistas brasileiros, por exemplo, a colaborar com artistas portugueses. Nós já tivemos o prazer de colaborar com alguns e sentimos que é aproveitar esta altura de abertura para tentar que a música portuguesa (não só a tradicional portuguesa, mas também a pop ou outros géneros como o hip hop) tenha capacidade para ser exportada para outros países de Língua portuguesa. Esse é um dos nossos objetivos, sem dúvida.
O que vai ser o vosso 2024?
Vai ser um ano de muita atividade, tanto de concertos como de múltiplos projetos na área do entretenimento. Vai ser um ano de muitas conquistas. Além da nossa tour e de preparar novos projetos de D.A.M.A, estamos muito focados na nossa editora – Maktub Art Group – que abrimos sensivelmente há um ano. Estamos a ajudar os artistas da nossa label a ter cada vez mais repertório e vai ser um ano de muitos lançamentos por isso estamos muito felizes, vamos inundar Portugal com muita música.
Estamos muito orgulhosos dos nossos artistas e do que têm feito para crescer. Inspiram-nos a sermos também nós melhores artistas e a procurarmos sempre ter aquela força e brilho no olhar de quem está a começar algo que não conhece. É isso que queremos, ser sempre melhores.