De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual, em 2022, de 7,8%, tendo existido meses em que esta taxa rondou os 10%. Sendo os custos com alimentação um dos principais gastos das famílias, o impacto sentiu-se, e continua a sentir-se, nas nossas compras de supermercado. Com esse desafio em mente, deixamos aqui algumas dicas de como poupar na ida ao supermercado:
Repensar os hábitos de consumo
Quando fazemos compras, é possível que estejamos a trazer os mesmos produtos, das mesmas lojas, nas mesmas quantidades que sempre trouxemos, com a diferença de que agora entendemos que são substancialmente mais caros do que antes. Com isso em mente, devemos repensar se esse tipo de comportamento de compra ainda faz sentido. Estamos a trazer aquele produto habitual porque, realmente, é o melhor para nós ou, pura e simplesmente, porque nos habituamos a trazê-lo?
Será que existem, hoje, alternativas melhores, em qualidade ou preço, àqueles que nos habituamos a comprar? Se ganharmos consciência dos nossos hábitos e pararmos para pensar criticamente neles, talvez encontremos boas oportunidades de mudar e poupar algum dinheiro
Fazer lista de compras
Se soubermos exatamente aquilo que precisamos de comprar temos, à partida, duas grandes vantagens: garantimos que não cedemos a tentações desnecessárias no momento das compras e, além disso, também fazemos com que não nos esqueçamos de nenhum artigo, o que nos obrigaria a voltar à loja e estarmos expostos, novamente, às tentações do consumo.
Existem várias formas de fazer esta lista, seja em papel ou de forma digital, mas o ponto essencial é fazer com que a mesma seja partilhada e colaborativa com as restantes pessoas do agregado, para que cada um possa contribuir com os artigos que são necessários e assim aumentar a probabilidade de nada faltar.
Comparar preços por quilo e litro
A comparação de preços é algo natural em quem procura poupar algum dinheiro nas compras de supermercado. No entanto, somos muitas vezes enganados, conscientemente ou não, por essa comparação, já que tendemos a focar o nosso olhar no preço do artigo e escolher o preço mais baixo.
Os nossos olhos devem focar-se não no preço da embalagem, mas sim no preço por quilo, litro ou outra unidade comparável. Apenas vendo esse preço temos a certeza de que estamos, realmente, a poupar dinheiro. Se o produto X for metade do produto Y mas tiver um quarto do tamanho, então estamos, na verdade, a pagar o dobro ao comprar o produto X e não o Y.
–
O mês de janeiro de 2023 trouxe algum pequeno alívio no Índice dos Preços do Consumidor quando comparado com dezembro de 2022, mas, ainda assim, situou-se em 8,3%, de acordo com dados no INE e, por isso, os comportamentos responsáveis em termos de consumo continuam a ser especialmente importantes e necessários.