Em semana de Web Summit fomos olhar para uma health-tech que, no espaço de quatro anos, se tornou a marca número 1 de ortodontia na Europa, graças à sua inovadora aposta: trazer a Inteligência Artificial (IA) e a digitalização para o tratamento dentário, sobretudo o da ortodontia transparente (os alinhadores).
Fundada pelo médico Khaled Kasem e pelos empreendedores Diliara e Vladimir Lupenko, a Impress surgiu em Barcelona em 2019, tendo colocado, logo desde o início, Portugal como um dos seus mercados estratégicos, onde chegou em 2020 e onde tem feito fortes investimentos, com 11 clínicas abertas em dez cidades nacionais.
Nas rondas de financiamento que foi fechando, a Impress chegou, de resto, também a contar com o investimento, entre outros parceiros, dos portugueses da Bynd Venture Capital.
App otimizada por IA, scan 3D suportado por IA patenteado pela Impress para se obter uma visão total dos dentes do paciente que, de seguida, tem acesso a uma simulação digital de como ficará o seu sorriso antes de iniciar o tratamento são alguns dos trunfos com que esta start-up tem conquistado cada vez mais clientes.
“A Impress foi fundada com o objetivo de fornecer soluções digitais aplicadas à ortodontia, área que contava apenas com processos puramente manuais. Identificámos uma oportunidade a partir da tecnologia que estava disponível e optámos por desenvolvê-la internamente, a fim de prestar um melhor serviço aos pacientes num campo que era, historicamente, muito tradicional. Eliminámos intermediários para apresentar preços acessíveis e introduzimos o conceito de tudo incluído”, refere Susana Fontes.
Em entrevista à FORBES, a CEO da Impress em Portugal anuncia que o próximo passo em tratamentos consiste na digitalização da cirurgia de implantes e a colocação de facetas já em novembro.
A Impress surgiu em Barcelona em 2019 e entrou em Portugal em janeiro de 2020. A caminho dos quatro anos no país, que balanço faz da evolução do negócio?
A Impress foi fundada em 2019, pelo chefe de ortondontia Dr. Khaled Kasem, membro da Sociedade Europeia de Ortodontia e com mais de 15 anos de experiência, e os empreendedores em série Dilara e Vladimir Lupenko, e, em menos de cinco anos, tornámo-nos na cadeia líder em ortodontia invisível, na Europa, estando presente em 160 cidades e oito países.
A Impress disponibiliza diversos tratamentos que vão desde os alinhadores invisíveis aos branqueamentos, tratamentos para adolescentes e até tratamento de cáries. Distingue-se das demais clínicas pela sua capacidade de se adaptar ao estilo de vida dos pacientes, não os limitando a um local específico.
“Em menos de cinco anos, tornámo-nos na cadeia líder em ortodontia invisível, na Europa, estando presente em 160 cidades e oito países”
Ao utilizar as soluções digitais de forma mais inteligente, nomeadamente através da própria aplicação da Impress, os pacientes deixam de estar vinculados a uma única clínica e podem desfrutar de uma enorme flexibilidade na maneira como comunicam com o seu médico durante o tratamento. Este sistema híbrido, que possibilita o acompanhamento médico online e, quando necessário ou se o paciente preferir, a visita a clínicas numa das 160 cidades onde estamos presentes, permite iniciar o tratamento numa região e terminar noutra, por exemplo, de forma muito acessível.
“Quando necessário ou se o paciente preferir, pode ir às clínicas numa das 160 cidades onde estamos presentes, iniciando o tratamento numa região e terminando noutra, por exemplo, de forma muito acessível”
A nível mundial, a Impress está presente em que países?
Atualmente, a Impress está presente em mais de 160 cidades em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Ucrânia e Estados Unidos. Em Portugal, estamos presentes em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Almada, Amadora, Cascais e Portimão.
Nesse quadro, qual é a relevância que o mercado português se reveste?
A Impress foi fundada em Espanha e, como tal, estar presente em toda a Península Ibérica foi um objetivo natural, pelo que entrámos em Portugal muito cedo. Por ser um país mais pequeno, o mercado de medicina dentária em Portugal é bastante competitivo, não sendo propriamente fácil chegar à população. Além disso, a saúde oral é também uma preocupação que tem vindo a crescer nos portugueses e isso tem contribuído para um aumento na procura por serviços ortodônticos nos últimos anos. Também faltavam soluções discretas e confortáveis em Portugal – muitos jovens, por exemplo, receiam ir ao dentista por medo de ter de colocar um aparelho dentário metálico e, com os aparelhos de ortodontia invisível, isso já não acontece.
“Muitos jovens, por exemplo, receiam ir ao dentista por medo de ter de colocar um aparelho dentário metálico e, com os aparelhos de ortodontia invisível, isso já não acontece”.
Como tem sido o crescimento em termos de número de clientes da Impress ao longo dos anos, em Portugal?
Em Portugal, não existe um modelo de negócio semelhante ao da Impress e isso permite que nos destaquemos. Estamos no top of mind dos consumidores quando pensam numa solução para alinhar os dentes e cuidar da saúde oral.
O número de pacientes tem vindo a crescer à medida que abrimos novas clínicas e chegamos a mais cidades e países. Não fazemos a diferenciação por mercado, mas podemos partilhar que já tratámos mais de 50.000 pacientes, de forma presencial e digital, através da nossa app otimizada por IA, que permite uma monitorização individualizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de qualquer lugar, e com uma equipa médica altamente qualificada com mais de 15 anos de experiência na área. Mais de 70% dos pacientes da Impress terminam os seus tratamentos em apenas 6-7 meses, em comparação com os tradicionais 9-12 meses, o que é possível graças aos protocolos proprietários de tratamento médico.
“A nossa app otimizada por IA permite uma monitorização individualizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de qualquer lugar”.
Já são mais de uma dezena de clínicas em Portugal. Quantas são exatamente e em que locais estão localizadas no país?
Em Portugal, a Impress conta com 11 clínicas nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Almada, Amadora, Cascais e Portimão.
Há planos para expandir para mais locais? É possível levantar um pouco a ponta do véu sobre novas aberturas eventualmente para este ano ainda ou para 2024 em Portugal?
De momento, estamos focados em consolidar a nossa presença no mercado, com as clínicas que temos, e, por isso, não temos quaisquer novas aberturas planeadas no país. Em agosto, abrimos uma clínica em Nova Iorque e, para além disto, temos três clínicas prestes a abrir no Reino Unido e duas na Alemanha.
“Estar presente em toda a Península Ibérica foi um objetivo natural, pelo que entrámos em Portugal muito cedo”.
Reparei que mantêm interesse no reforço das vossas equipas de profissionais de saúde. Pretendem contratar quantas pessoas?
A equipa da Impress conta com mais de 500 médicos especialistas liderados por ortodontistas seniores que diagnosticam, planeiam e monitorizam os tratamentos, e está empenhada em oferecer soluções digitais a médicos e pacientes. O número de profissionais de saúde deve acompanhar o ritmo de crescimento das clínicas em que a Impress atua.
Esse investimento em contratação destina-se a acompanhar o crescimento da empresa a mais clínicas?
Está mais relacionado com os projetos que estamos a desenvolver em áreas como cirurgia de implantes, facetas e harmonização facial. Estamos a contratar profissionais qualificados para estas áreas específicas.
Qual é o plano de desenvolvimento de negócio que têm pensado, a partir daqui? Algum tipo de público do qual queiram aproximar-se mais? Quais os objetivos que pretendem alcançar?
A Impress pretende chegar a todas as pessoas, independentemente da idade ou género. Acreditamos que não existe idade ideal para nos sentirmos bem connosco próprios e o sorriso é uma alavanca para a confiança e para a felicidade. Pretendemos continuar a expandir a clínica para novos países e cidades, de modo a podermos ajudar o máximo de pacientes a alcançar o seu sorriso de sonho.
Queremos continuar a trabalhar em I&D e inteligência artificial para ajudar a prevenir doenças dentárias e reforçar o nosso serviço Impress Kit, que tem como objetivo prevenir problemas futuros e evitar tratamentos ortodônticos muito demorados.
“Queremos continuar a trabalhar em I&D e Inteligência Artificial para ajudar a prevenir doenças dentárias e reforçar o nosso serviço Impress Kit, que tem como objetivo prevenir problemas futuros e evitar tratamentos ortodônticos muito demorados”.
Para além das vossas clínicas, têm também clínicas parceiras. Como funciona esta relação com as clínicas parceiras e o que procuram com essas parcerias?
Antes de fundarmos a nossa própria clínica, alugámos espaços em clínicas de terceiros, em várias cidades, com o intuito de chegarmos a um maior número de clientes.
Atualmente, tanto nas nossas clínicas como nas de terceiros, recorremos à nossa própria tecnologia e equipamento médico. Além disso, utilizamos os mesmos processos e protocolos para que os nossos pacientes possam visitar qualquer uma das clínicas sem serem prejudicados.
“Utilizamos os mesmos processos e protocolos para que os nossos pacientes possam visitar qualquer uma das clínicas sem serem prejudicados”.
Havendo necessidade de tratar, por exemplo, de uma cárie a um paciente, são essas clínicas parceiras que são acionadas para que a Impress se foque depois na sua área de especialização, a ortodontia?
A equipa da Impress está preparada para realizar diferentes tratamentos além da ortodontia, nomeadamente o tratamento de cáries, branqueamentos, extrações dentárias, entre outros. Além disso, antes do paciente iniciar o seu tratamento de ortodontia invisível, certificamo-nos se a boca do paciente está em boas condições. É por isso que, nas nossas clínicas, também realizamos os tratamentos anteriormente mencionados.
A inovação que a Impress trouxe para o campo da ortodontia foi a dos aparelhos invisíveis. Pode explicar o conceito e o objetivo de ortodontia invisível?
A ortodontia invisível é um mercado que já existia antes da Impress ser fundada. A Impress trouxe uma componente de inovação e desenvolvimento que muda completamente a experiência do paciente, ao utilizar tecnologia patenteada que dá informação mais pormenorizada da saúde de cada dente ao médico especialista. Os nossos alinhadores transparentes são personalizados para cada paciente, graças ao scan 3D suportado por inteligência artificial, patenteado pela Impress, que desencadeia o movimento gradual dos dentes até à posição desejada.
“A ortodontia invisível é um mercado que já existia antes da Impress ser fundada. A Impress trouxe uma componente de inovação e desenvolvimento que muda completamente a experiência do paciente”.
A metodologia combina o tratamento tradicional com a tecnologia mais recente, permitindo uma monitorização digital individualizada, o que resulta numa experiência única e personalizada para o paciente. No início, o paciente recebe um grande número de alinhadores que deve ir trocando à medida que o tratamento avança, o que também lhe concede uma autonomia e liberdade que não poderia ter com um aparelho tradicional, que obriga a um acompanhamento mensal e presencial.
“Os nossos alinhadores transparentes são personalizados para cada paciente, graças ao scan 3D suportado por inteligência artificial”
Em comparação com um aparelho fixo tradicional, metálico com brackets, quais são as diferenças mais destacadas, ou se quiser vantagens, que os clientes podem ter com a proposta da Impress?
A ortodontia invisível é a melhor solução porque os alinhadores são praticamente invisíveis, comparados com os braquetes e fios metálicos tradicionais, não interferindo na estética da face; são feitos de material suave, o que tende a ser mais confortável para a boca, dado que não existem braquetes que podem magoar as bochechas e os lábios; são removíveis, podendo ser retirados para comer, escovar os dentes e passar o fio dental; requerem menos visitas ao dentista para ajustes; e a tecnologia utilizada no tratamento permite um plano personalizado e previsível, sendo possível visualizar, desde o início, o resultado final da boca do paciente.
“O paciente recebe um grande número de alinhadores que deve ir trocando à medida que o tratamento avança, o que lhe concede uma autonomia e liberdade que não poderia ter com um aparelho tradicional, que obriga a um acompanhamento mensal e presencial”.
Que tipo de pessoas procuram os serviços da Impress?
Apesar de, inicialmente, os nossos tratamentos serem maioritariamente procurados por jovens e jovens adultos, o panorama tem vindo a alterar-se. Atualmente, os serviços da Impress são procurados por pessoas de todas as idades e géneros, o que vem reforçar a crescente preocupação com a saúde oral e o desejo das pessoas se sentirem mais atraentes, em qualquer altura das suas vidas.
A ortodontia invisível é adequada para pessoas de todas as idades?
Sim, a ortodontia é adequada para pessoas de todas as idades, assim como os aparelhos tradicionais. No entanto, utilizar um aparelho dentário, seja ele qual for, durante a infância ou adolescência tem inúmeras vantagens, uma vez que a estrutura óssea ainda não está completamente formada.
Além disso, o alinhamento dentário influencia muito a confiança e o bem-estar das pessoas. As crianças e os jovens ainda não têm a sua personalidade completamente formada, estando a começar a descobrir-se e a relacionar-se com novas pessoas. Por isso, problemas dentários visíveis, tais como dentes tortos ou ausentes, podem influenciar negativamente o seu desenvolvimento emocional e psicológico e o tratamento ortodôntico pode ajudar a evitar esta construção negativa da sua imagem.
“O alinhamento dentário influencia muito a confiança e o bem-estar das pessoas”.
Os alinhadores invisíveis podem ser usados o tempo todo? Existem vantagens nisso?
Os alinhadores invisíveis são projetados para serem utilizados durante a maior parte do dia, pelo menos 22 horas por dia. É aconselhável retirá-los, por exemplo, para comer ou beber uma bebida que não seja água. Isto evita que os alinhadores se danifiquem e ajuda a manter os cuidados higiénicos necessários. Caso o paciente pratique desportos de contacto, também é aconselhável remover os alinhadores. Em ocasiões especiais, também será possível remover temporariamente os alinhadores, mas é importante não prolongar esse período para não afetar o tratamento.
Caso o paciente cumpra estas normas e só retire o aparelho nestes casos, não há qualquer tipo de problema. Naturalmente que se o paciente passar grande parte do seu dia sem o alinhador, o resultado será mais demorado e pode até ser diferente do desejado.
Os alinhadores são trocados a cada 7 ou 14 dias, dependendo do plano de tratamento estabelecido. No entanto, cada caso é único e o paciente deve seguir as indicações do seu médico dentista para saber quando deve trocá-los.
Que tipo de diagnósticos e exames faz um paciente na Impress?
Ao contrário da maioria das clínicas dentárias, na Impress, é possível fazer radiografias à boca para garantir que o paciente reúne todas as condições para iniciar o tratamento. Após esta radiografia, é utilizado um scanner 3D de última geração para se obter uma visão total dos dentes do paciente e, de seguida, o paciente terá acesso a uma simulação digital de como ficará o seu sorriso antes de iniciar o tratamento.
“O paciente terá acesso a uma simulação digital de como ficará o seu sorriso antes de iniciar o tratamento”.
Quais são as fases do tratamento ortodôntico na Impress, passo a passo, e como é que a digitalização é incorporada?
O tratamento ortodôntico da Impressé composto por 5 fases:
1) Primeira consulta/diagnóstico – É feita uma primeira consulta onde a equipa médica realiza um check-up à saúde oral do paciente, através de radiografias e uma digitalização 3D. De seguida, a equipa médica indica que tipo de tratamento ortodôntico com alinhadores transparentes melhor se adequa ao seu caso;
2) Plano de tratamento personalizado – Com base nos dados recolhidos na primeira consulta presencial, a nossa equipa cria um plano adaptado às necessidades do paciente e desenha os alinhadores que deverão ser utilizados no seu tratamento;
3) Início do tratamento – Os alinhadores são enviados para o paciente, que pode recebê-los em casa ou onde quiser. Depois, é contactado com os passos seguintes para iniciar o seu caminho rumo a um sorriso mais saudável e alinhado;
4) Acompanhamento por parte da nossa equipa médica – Os nossos dentistas irão supervisionar a evolução do paciente. O acompanhamento poderá, posteriormente, ser feito através da aplicação ou presencialmente. No caso da app, o paciente deve ir carregando as fotografias ao longo do seu progresso para que a equipa médica as possa avaliar e, posteriormente, dar indicações ao paciente;
5) Sorrir – Finalizado o tratamento com os alinhadores ortodônticos transparentes, o paciente vai poder manter o seu resultado com os aparelhos de contenção da Impress.
Após o tratamento, os pacientes precisam de usar contenção para manter os resultados? É aconselhável?
Após o tratamento, é imprescindível usar aparelhos de contenção noturna para que os resultados perdurem – como acontece com todos os tratamentos de ortodontia.
A estética é a principal motivação das pessoas quando procuram a Impress, ou existem outros motivos? Quais?
A principal motivação das pessoas que nos procuram é conseguir um sorriso saudável e bonito, através de uma alternativa mais confortável e discreta.
Um estudo recentemente desenvolvido pela Impress em quatro países europeus – Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido – revelou que 82% dos inquiridos em Portugal está satisfeito com o estado da sua saúde oral, mas cerca de 50% mostra-se insatisfeito com o seu sorriso. Quase 90% dos inquiridos (88,6%) afirma ainda que está a realizar ou já realizou um tratamento ortodôntico.
“82% dos inquiridos em Portugal está satisfeito com o estado da sua saúde oral, mas cerca de 50% mostra-se insatisfeito com o seu sorriso”.
A saúde oral está relacionada com a saúde geral do corpo. O cidadão comum tem noção disso ou ainda existe um grande desconhecimento sobre a relevância da saúde dentária?
Segundo o mesmo estudo da Impress, os portugueses revelam-se conscientes da importância da saúde oral e, consequentemente, das visitas ao dentista. 63% dos inquiridos considera muito importante ir ao dentista e fá-lo a cada 6 meses (33,76%), ou pelo menos uma vez por ano (33,12%), enquanto 23% revela que vai mesmo mais de duas vez por ano. Quanto às limpezas orais, 59% dos portugueses inquiridos afirma que realiza este tipo de tratamentos uma vez por ano.
Pode dar-nos exemplos de situações de doenças que podem estar a ser causadas pelo estado dos dentes?
A saúde oral pode influenciar o surgimento e o desenvolvimento de doenças noutras partes do corpo, entre elas: a endocardite – uma infeção do revestimento interno do coração, causada pelas bactérias orais que podem entrar na corrente sanguínea, através de feridas na boca; pneumonia – uma vez que as bactérias orais aspiradas para os pulmões podem comprometer o sistema imunológico; diabetes – dado que a periodontite pode afetar negativamente o controlo do açúcar no sangue das pessoas com esta doença, tornando-a mais difícil de gerir.
“A saúde oral pode influenciar o surgimento e o desenvolvimento de doenças noutras partes do corpo”.
Um dos aspetos da abordagem da Impress reside na construção, em poucos minutos, de um modelo 3D da boca dos pacientes. Qual é a vantagem desta tecnologia?
Esta tecnologia permite-nos obter um modelo digital 3D do sorriso do paciente muito mais exato do que se recorrêssemos a qualquer outra técnica. Este é o ponto de partida para a nossa equipa médica criar um plano de tratamento personalizado, que permite obter resultados rápidos e eficazes. Com este plano de tratamento, o paciente pode observar o resultado final do seu sorriso, mesmo antes de iniciar o tratamento.
Qual é a faixa de preço para um tratamento na Impress para as pessoas poderem ter uma ideia?
O preço dos tratamentos diverge de acordo com a sua complexidade, sendo necessário realizar um check-up inicial para fazer esta avaliação. Trabalhamos com a maioria dos casos e disponibilizamos pré-tratamento e pós-tratamento. Temos vários pacotes, de acordo com cada tratamento, e diferentes modalidades de pagamento, que pode ser único ou mensal. Por exemplo, o Impress Super Light para casos ligeiros pode ser pago em 36 mensalidades, o que corresponde a 53,34€.
O preço inclui todas as consultas de acompanhamento?
Sim, todas as consultas e ajustes necessários ao tratamento estão incluídas no preço.
Face aos tratamentos de ortodontia mais tradicionais, a proposta da Impress em termos de preço pode considerar-se competitiva: como conseguem esse posicionamento?
A Impress foi fundada com o objetivo de fornecer soluções digitais aplicadas à ortodontia, área que contava apenas com processos puramente manuais. Identificámos uma oportunidade a partir da tecnologia que estava disponível e optámos por desenvolvê-la internamente, a fim de prestar um melhor serviço aos pacientes num campo que era, historicamente, muito tradicional. Eliminámos intermediários para apresentar preços acessíveis e introduzimos o conceito de tudo incluído: todos os alinhadores, todas as consultas, primeira contenção, aplicação móvel e acompanhamento online 7 dias por semana.
Na Impress, concentramo-nos nas necessidades dos nossos pacientes, adaptamo-nos ao estilo de vida das novas gerações, disponibilizamos tecnologias avançadas e digitalizamos a ortodontia.
“A Impress foi fundada com o objetivo de fornecer soluções digitais aplicadas à ortodontia, área que contava apenas com processos puramente manuais”.
A Impress investe na digitalização de processos, evitando o uso de papel. Desde o início que apostam nisso ou foi uma decisão recente?
A Impress nasceu com o objetivo de proporcionar um tratamento o mais acessível e personalizado possível para os seus pacientes e, para isso, recorremos à aplicação própria para fazer o acompanhamento do tratamento do início ao fim. Desde o início da nossa atividade, que é possível fazer apenas a primeira consulta presencial e, a partir daí, todo o contacto realizar-se através da nossa aplicação.
Também têm uma App: permite aos clientes fazerem o quê?
Através da app otimizada por inteligência artificial (IA) da Impress, os pacientes têm acesso a um conjunto de serviços que facilitam o seu tratamento. A aplicação permite-lhes tirar fotografias aos dentes para que a nossa equipa médica possa avaliar o progresso do tratamento e indicar quando se deve mudar para os alinhadores seguintes.
Uma vez que o paciente tem de fotografar o seu sorriso várias vezes ao longo do tratamento, para que a equipa médica o possa avaliar, pode também comparar as alterações na posição dos dentes. Além disto, o paciente beneficia do contacto com a nossa equipa médica 7 dias por semana.
“A aplicação permite-lhes tirar fotografias aos dentes para que a nossa equipa médica possa avaliar o progresso do tratamento e indicar quando se deve mudar para os alinhadores seguintes”.
Assim que o tratamento estiver concluído, o paciente recebe uma notificação para marcar a sua última consulta na clínica e acertar os últimos detalhes que garantirão um sorriso alinhado e saudável. O acompanhamento digital do paciente permite que a nossa equipa médica tenha acesso às ferramentas necessárias para evitar qualquer desvio do plano inicial e permite, sobretudo, atuar o mais rapidamente possível para cumprir os prazos estabelecidos.
Olhando para o futuro, há mais novidades no campo de tratamentos dentários que estejam a surgir e que a Impress conta introduzir?
Vamos começar a digitalizar a cirurgia de implantes e a colocação de facetas já em novembro, e vamos dar início a procedimentos de harmonização facial adequados para a odontologia.
Para além disto, continuamos a desenvolver a aplicação para prevenir doenças dentárias e tratamentos para crianças, evitando tratamentos ortodônticos mais complexos, e a procurar reforçar a utilização de inteligência artificial para ajudar os médicos no seu diagnóstico.
“Vamos começar a digitalizar a cirurgia de implantes e a colocação de facetas já em novembro”.
Quais as tendências do mercado?
Atualmente, as consultas médicas online tornaram-se um valor acrescentado para o paciente, representando os primeiros passos no sentido de melhores cuidados de saúde e mais convenientes. Olhando para as tendências que poderão alterar significativamente a experiência do paciente, destacamos uma integração ainda mais profunda da tecnologia em diversos aspetos da prestação dos cuidados de saúde, incluindo no diagnóstico, no planeamento do tratamento e no acompanhamento à distância.
Pode dar-nos alguns exemplos do que podemos esperar?
A utilização de tecnologia baseada em IA apresenta inúmeras vantagens, dada a sua rapidez, disponibilidade e capacidade de eliminar preconceitos, o que elimina a carga dos radiologistas de ler e interpretar imagens simples. Com a capacidade de aprender com dados anteriores, a IA tem um potencial significativo para detetar e prever cáries em áreas de radiografias que frequentemente não são identificadas.
“A IA tem um potencial significativo para detetar e prever cáries em áreas de radiografias que frequentemente não são identificadas”.
Entre as utilizações preditivas mais inovadoras da IA estão a integração de escovas de dentes inteligentes, que podem analisar os dentes à medida que o paciente os escova, verificar com software de IA baseado na nuvem uma base de dados de imagens e alertar o paciente para cáries e fissuras existentes ou potenciais. Além disso, o paciente poderia agendar a próxima visita ao dentista com um smartphone assistido por IA, enquanto escova os dentes.
As potenciais utilizações da IA poderão ser o agendamento e a comunicação inteligentes com os pacientes através da aprendizagem automática e da marcação direta de consultas com os pacientes.
Para as pessoas que têm medo de ir ao dentista, o que lhes diria para as convencer a ir a uma consulta na Impress?
Muitas pessoas sofrem de odontofobia, isto é, medo de ir ao dentista, e não são apenas as crianças, há também uma grande percentagem de adultos que, por diversas razões, evita realizar um check-up dentário. Normalmente, este medo é desencadeado por alguma experiência traumática em consultas anteriores no dentista ou uma história negativa de um familiar ou amigo.
Na Impress, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para que os nossos pacientes tenham uma boa experiência e se sintam tranquilos durante as consultas. Isso é imediatamente visível na decoração das nossas clínicas, que é bastante diferente das clínicas dentárias tradicionais. A nossa decoração inovadora é pensada para que o paciente se sinta confortável e relaxado.
Adicionalmente, desenhámos o tratamento para que seja o mais cómodo e indolor possível. Os alinhadores transparentes da Impress são muito confortáveis e discretos, comparados com os aparelhos tradicionais, além de não magoar os lábios e as gengivas.