A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), em parceria com a Câmara Municipal do Porto, lançou o livro “António Silva Monteiro: o Homem, a Casa e as suas Circunstâncias”, da autoria dos historiadores Gonçalo Maia Marques e José Maia Marques, com a colaboração das arquitetas paisagistas Teresa Andresen e Teresa Portela Marques.
Com design a cargo da MUSA Worklab e fotografias de Fabrice Demoulin, a história do distinto portuense “brasileiro de torna-viagem” que se destacou pela atividade comercial, cívica e filantrópica, é contada ao longo de 172 páginas de pesquisa documental que mostram as vivências da cidade do Porto e do país na segunda metade do século XIX.
Ao longo do livro, são dadas a conhecer as ligações às instituições de referência como a Associação Comercial do Porto, a Câmara Municipal ou o Palácio de Cristal, para além das viagens ultramarinas e da dinâmica comercial entre Portugal e o Brasil.
Com morada instalada no Palacete da Rua da Restauração, hoje Casa dos Vinhos Verdes e sede da CVRVV, o Conde Silva Monteiro marcou a sua época com a agenda social e cultural da sua casa, deixando um legado que deixou de ser contado ao longo do tempo e que agora se retoma, 202 anos depois do seu nascimento, entregando à cidade do Porto a narrativa de uma das suas figuras mais ilustres.
Com prefácio de Rui Moreira e Dora Simões, “António Silva Monteiro: o Homem, a Casa e as suas Circunstâncias” é uma obra para descobrir um Porto de outros tempos com muitas ligações ao Mundo. O livro está disponível na Wook ou diretamente na CVRVV.