Comboio Histórico a Vapor regressa para operação especial de Natal entre Porto e Ermesinde

Para além do Comboio Histórico do Vouga, também o Comboio Histórico a Vapor vai voltar a circular entre Porto – São Bento e Ermesinde nesta quadra festiva, numa edição especial de Natal, a decorrer entre 13 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de uma parceria entre a CP…
ebenhack/AP
A partir de 13 de dezembro, a CP e o Município de Valongo voltam a colocar nos trilhos o Comboio Histórico a Vapor de Natal, uma viagem entre Porto e Ermesinde, recheada de animação e apelo turístico, que promete transformar a nostalgia ferroviária em motor de atração económica para a região.
Forbes Life

Para além do Comboio Histórico do Vouga, também o Comboio Histórico a Vapor vai voltar a circular entre Porto – São Bento e Ermesinde nesta quadra festiva, numa edição especial de Natal, a decorrer entre 13 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de uma parceria entre a CP – Comboios de Portugal e a Câmara Municipal de Valongo e prevê quatro circulações diárias aos sábados e domingos.

A composição inclui locomotiva a vapor e carruagens históricas, integradas no acervo ferroviário nacional, num serviço que pretende recuperar a memória do transporte ferroviário em Portugal. Segundo a CP, o objetivo passa por reforçar a oferta de experiências associadas ao património ferroviário, num período de elevada procura turística.

O trajeto de curta distância — entre o Porto e Ermesinde — integra elementos temáticos alusivos à quadra. Em Ermesinde, os passageiros têm acesso à Aldeia de Natal e à estrutura identificada pelo município como a maior Árvore de Natal do país, com 55 metros de altura.

Os bilhetes têm o custo de 13 euros para adultos e 6,50 euros para crianças entre os 4 e os 12 anos. A compra pode ser efetuada presencialmente ou online e o bilhete inclui a possibilidade de utilização dos Urbanos do Porto no mesmo dia.

A aposta em serviços temáticos e de curta duração tem vindo a crescer naquele que é um setor em que a procura por experiências ferroviárias de interesse histórico está a conquistar relevância junto de públicos turísticos e familiares, nacionais e internacionais. Este modelo, semelhante ao de outras operações já existentes noutros países europeus, posiciona-se como complemento à oferta regular da operadora e como ferramenta de dinamização regional durante períodos festivos.

Mais Artigos