Na semana em que estalou a polémica sobre o eventual discurso do Presidente do Brasil, Lula da Silva, na Assembleia da República no âmbito das comemorações do 25 de Abril, a ministra brasileira do Turismo veio a Lisboa promover o setor na BTL. Alheia a esta polémica, Daniela Carneiro aproveitou a presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa para destacar as potencialidade do país que representa.
O Brasil fez uma forte aposta na presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Quais os argumentos para esta aposta?
Com o novo governo Lula o Brasil está de volta. Há uma aposta nas parcerias, diálogo, união, reconstrução. Precisamos voltar a dar protagonismo ao Brasil. Mostrar as suas belezas, a sua cultura, a sua diversidade, as suas riquezas. Por isso, estamos aqui com vários stands montados para mostrar todas essas riquezas. Temos vários estados presentes, cada um com a sua região e com as suas riquezas também. Por isso, estou muito feliz por poder participar. Estou muito otimista e motivada em poder fazer o turismo brasileiro se fortalecer cada dia mais, ajudando no desenvolvimento económico e no desenvolvimento social. Precisamos realmente de fortalecer. E claro que estão aí investidores para que possamos valorizar todas estas riquezas.
Nesta fase, qual o peso do turismo no PIB?
Hoje em média situa-se em 8%, isto com base no último de dado de 2019. Estamos com um governo novo e estamos a fazer todos esses levantamentos e em breve iremos divulgar as novas informações.
Mas a expetativa é reforçar esta percentagem?
Com certeza. Vamos trabalhar fortemente para que possamos avançar cada vez mais, aumentar o número de turistas e investimentos para o nosso Brasil. De acordo com a Câmara de Comércio do Brasil, durante a pandemia, houve perdas de mais de 474 mil milhões de reais no turismo. Foi uma perda muito grande, mas agora já temos visto uma recuperação na ocupação hoteleira, na movimentação dos eventos para o Carnaval. Este ano já conseguiremos ter uma atualização.
Para quem pretende investir no mercado brasileiro, quais são as potencialidades que oferece?
O Brasil é diverso. A diversidade é muito grande seja no turismo de aventura, gastronómico, ecológico que é muito forte. O Brasil está preparado para receber todos. Tenho a certeza de que todas as pessoas que chegarem ao Brasil vão se apaixonar por cada região onde temos as nossas maravilhas espalhadas no nosso país.
Referiu que o Brasil quer voltar a ser protagonista, sendo que é um dos membros da CPLP. Qual o papel que o país pode vir a ter na componente externa e nesta lusofonia?
As parcerias e o diálogo são muito importantes. O Presidente Lula tem essa facilidade muito grande quer aproximando-se do Mercosul e de vários países. Estamos muito confiantes em mostrar este nosso Brasil, em colocar o país nas prateleiras. Ele merece. O Brasil está de volta e conta com a alegria das pessoas em poder conhecer todas as nossas riquezas e qualidades porque isso é muito importante.