No próximo dia 15 de outubro, o Lionesa Business Hub vai transformar o seu campus num espaço de equilíbrio e harmonia com a realização de uma sessão exclusiva de “Puppy Pilates”. A atividade, dinamizada pelo projeto Puppyology, combina exercício físico com a interação direta com cães resgatados.
A sessão, com duração aproximada de uma hora e limitada a 20 participantes, está aberta à comunidade do campus e reforça o compromisso do Lionesa Business Hub em promover experiências que combinem saúde, bem-estar físico, contacto com animais e natureza.
O Lionesa Business Hub (LBH) situa-se no Grande Porto. É um polo com várias empresas, entre as quais a FedEx, Oracle ou Vestas, reunindo mais de 7.000 profissionais de 47 nacionalidades.
“A presença de animais tem um poder transformador sobre o nosso bem-estar e a ciência confirma-o. Estudos da British Psychological Society demonstram que o contacto com animais ajuda a reduzir o stress e a promover sentimentos de tranquilidade e bem-estar. No contexto laboral, o impacto é ainda mais evidente: segundo o International Journal of Workplace Health Management, estas atividades contribuem para diminuir o burnout, aumentar a produtividade e reforçar a coesão entre equipas”, afirma António Pedro Pinto, Head of Marketing & Mood Lab do Lionesa Business Hub, sublinhando que este tipo de iniciativas reflete a visão do Lionesa Business Hub sobre o futuro do trabalho: “Organizações que cuidam das suas pessoas não apenas através de benefícios tangíveis, mas através de ações com impacto emocional, psicológico e social”.
Para além do impacto direto na saúde mental e física dos participantes, a iniciativa tem também uma forte componente social. Todos os cães que participam na sessão são resgatados pela associação Patinhas Vieira do Minho e estarão disponíveis para adoção no final da atividade. Desde a sua criação, a Puppyology, fundada em 2023 por Bárbara Lemos, licenciada em Psicologia e Criminologia e mestre em Psicologia Criminal pela Universidade de Cambridge, já facilitou a adoção de mais de 200 animais e contribuiu com mais de 20 toneladas de ração para associações.