O furacão Coldplay passou por Coimbra, mas não deixou um rasto de destruição. Muito pelo contrário: tal como era esperado, o impacto dos quatro concertos da banda britânica naquela cidade universitária, em semana de Queima das Fitas, fez-se sentir favoravelmente na economia local. Assim, segundo o relatório Reduniq Insights, entre 17 e 21 de maio, registou-se um aumento de 15% das transações e 8,4% da faturação dos negócios em geral, face à mesma semana no ano transato. A Reduniq é a rede nacional de aceitação de pagamentos em cartão, que pertence à Unicre e tem mais de 100 mil pontos de venda.
Comparando os setores da restauração e hotelaria, face à média deste período semanal registada desde o início do ano – ou seja, entre quarta-feira e domingo -, este crescimento foi de 63%. Analisando o crescimento face ao período homólogo do ano passado, o aumento foi de 55%, com um aumento do consumo estrangeiro de 113% e nacional de 45%. A hotelaria registou um incremento de 48%, sendo que deste 84% foi relativo a estrangeiros. Neste setor, a transação média diária nestes quatro dias foi de 112,9 euros, valor mais elevado do que o registado na semana da Queima das Fitas em 2022, que foi de 87,9 euros e na média do ano, que foi de 95,8 euros.
O estudo demostra que 22% do consumo estrangeiro foi composto por turistas oriundos de Espanha, 14% de França, 10% do Brasil, 8% dos Estados Unidos e ainda 8% da Irlanda.
Este impacto também se sentiu em todo o distrito, que registou um crescimento de 12% nas transações com cartão. Tiago Oom, chief comercial officer da Unicre, e porta-voz da Reduniq Insights, afirma que: “estes dados comprovam que a organização de grandes eventos, como os concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, uma das mais conceituadas do país, permitem atrair os clientes nacionais e estrangeiros para estas regiões do país. Este género de atividades, que têm uma duração superior a um dia, acabam por obrigar a permanecer na localidade, impulsionado, assim, uma maior procura por hotéis e restaurantes”.
Analisando o consumo estrangeiro no concelho nestes quatro dias, o estudo demostra que 22% foi composto por turistas oriundos de Espanha, 14% de França, 10% do Brasil, 8% dos Estados Unidos e ainda 8% da Irlanda.