A norte-americana Coco Gauff, sexta do ranking mundial de ténis, conquistou hoje o primeiro Grand Slam da carreira, ao vencer o Open dos Estados Unidos, batendo na final a bielorrussa Aryna Sabalenka, segunda da hierarquia, em três ‘sets’.
Aos 19 anos, Coco Gauff tornou-se na mais jovem norte-americana a vencer o US Open desde Serena Williams, em 1999, impondo-se por 2-6, 6-3 e 6-2, em duas horas e seis minutos, depois de ter perdido a final de Roland Garros no ano passado.
Sabalenka, de 25 anos, perdeu a primeira final de um ‘major, depois de ter vencido já este ano o Open da Austrália, mas, na segunda-feira, vai ascender ao primeiro lugar do ranking mundial, destronando a polaca Iga Swiatek, que em 2022 tinha vencido o último Grand Slam do ano.
As declarações da tenista no final da partida foram tão impactantes quanto o resultado. Coco começou por lembrar a forma de pensar de Kobe Bryant. “O trabalho ainda não está feito”, disse. A frase foi também utilizada por Kobe quando um repórter lhe perguntou porque é que não estava feliz depois de vencer o segundo jogo da final da NBA de 2009: “O que é que há para estar feliz? O trabalho ainda não terminou”, disse o então jogador dos Los Angeles Lakers.
Coco Gauff agradeceu também à ex-tenista Billie Jean King por “lutar por isto” e deixou uma mensagem a todos os que duvidaram: “Para aqueles que pensavam que estavam a pôr água no meu fogo, vocês estavam mesmo a pôr-lhe gasolina”.
(Com Lusa)