Coube a Judite de Sousa dar as boas vindas à CNN Portugal, projeto de informação televisivo da Media Capital que arrancou esta segunda-feira, às 21 horas, hora de Lisboa, no cabo.
Com uma longa carreira iniciada em 1979, a conhecida jornalista foi, assim, o primeiro rosto da informação da nova CNN Portugal, canal que substitui a TVI24, mantendo-se a sintonia na posição 7 dos diferentes operadores de cabo.
Judite de Sousa, que tinha deixado a informação da TVI no final de 2019, regressa, assim, dois anos depois ao pequeno ecrã, fazendo parte de uma equipa de jornalistas que combinam experiência e juventude.
A CNN Portugal resulta de uma parceria entre a Media Capital e a CNN International Commercial (CNNIC), que inclui o acesso a conteúdos e programas de todo o portfólio da CNN.
A CNN Portugal será operado pela Media Capital através de licenciamento de marca com o canal norte-americano CNN (Cable News Network), canal fundado em 1980 pelo magnata americano Ted Turner (atualmente com 83 anos de idade e com uma fortuna estimada pela Forbes de dois mil milhões de euros). A CNN é uma referência da história da informação televisiva no mundial, tendo sido o primeiro canal de televisão a fornecer cobertura jornalística 24 horas por dia.
Nuno Santos como diretor
A CNN Portugal terá como diretor Nuno Santos. A estrutura diretiva é ainda composta por Frederico Roque de Pinho, que assume funções como diretor-executivo responsável pela operação do canal de televisão, e Pedro Santos Guerreiro, diretor-executivo responsável pelo meio digital.
Vasco Rosendo, especialista em assuntos económicos e financeiros, é o editor-chefe do novo projeto de informação da Media Capital,
Pedro Pinheiro, José Carlos Araújo, Raquel Matos Cruz, Rui Loura e Paulo Magalhães assumem os cargos de editores-gerais da CNN Portugal, reforçando a estrutura de comando do projeto.
Em termos de editores digitais, Catarina Pereira é a coordenadora do site; Lina Santos coordena as redes sociais; Catarina Guerreiro é a editora executiva e Paula Oliveira assume o cargo de editora executiva do digital.
Pedro Pinheiro, José Carlos Araújo, Raquel Matos Cruz, Rui Loura e Paulo Magalhães assumem os cargos de editores-gerais da CNN Portugal, reforçando a estrutura de comando do projeto.
Além dos jornalistas que integram as redações de Lisboa e Porto, a CNN Portugal conta com uma rede de correspondentes, de âmbito nacional e internacional. Destacam-se Luís Costa Ribas (nos EUA), Pedro Moreira (em Bruxelas) e Filipe Santos Costa (em Tóquio). A CNN Portugal contará ainda com 18 pivôs na apresentação dos diferentes espaços noticiosos.
Expansão para o mercado de língua portuguesa
“Num mundo cada vez mais inundado de meias-verdades e desinformação, a CNN sempre se esforçou por oferecer jornalismo de qualidade, baseado em informação rápida e credível”, referiu Rani Raad, O Presidente da CNN Worldwide Commercial aponta que “com esta parceria, esperamos reforçar a nossa presença num dos mercados europeus de mais rápido crescimento, bem como expandirmo-nos ainda mais para um universo com uma língua falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo”.
Mário Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Capital, entende que “o lançamento da CNN Portugal coloca o nosso país no caminho do melhor jornalismo do mundo. Fazemo-lo agora porque acreditamos que é também nosso papel, como agentes da iniciativa privada, contribuir para uma comunicação social forte, livre, independente, rigorosa e exigente. A chegada da CNN Portugal prova também a importância da comunicação social portuguesa no mundo e, estamos certos, contribuirá para aumentar a diversidade de perspetivas e, por conseguinte, alargar a democratização da informação. Com esta parceria, o Grupo Media Capital está a acelerar e a transformar o universo jornalístico em língua portuguesa”.