O AED Cluster Portugal (cluster português para as indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa) revela que o AED Days 2022, o principal evento para a indústria nacional destes setores, irá decorrer durante os dias 24 a 27 de maio, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.
Para o ano de 2022, a 9ª Edição do AED Days irá decorrer ao longo de três módulos diferentes, havendo a possibilidade de os interessados participarem nos três módulos ou ingressar num único.
Esses três módulos são:
AED Talks: Conferência (24 de maio) e Workshops (25 de maio);
AED Connect: Reuniões B2B (25, 26 e 27 de maio);
AED Careers: Fórum dedicado às oportunidades de carreira que será aberto a todas as universidades, empresas e profissionais de qualquer nível etário, à procura de emprego ou formação nestes setores (26 de maio).
Para a edição deste ano, a AED pretende reunir os principais key players globais com o mercado português, promovendo o setor da Aeronáutica, Espaço e Defesa nacional.
“Queremos continuar a cumprir a nossa missão de auxiliar no crescimento e desenvolvimento da indústria portuguesa, principalmente ao fazer um evento desta dimensão que abre portas a vários mercados. Outro fator que pretendemos assinalar, é a antecipação da edição deste ano para maio, também com o objetivo de aproximar ainda mais a comunidade estudantil e garantir uma envolvência ainda maior com o futuro do setor”, refere Rui Santos, Diretor Geral da AED Cluster.
Cluster criado em 2016
O AED Cluster Portugal (AEDCP) é o cluster português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa e foi criado em 2016, como uma associação privada sem fins lucrativos. Em 2017, recebeu o reconhecimento oficial do Governo Português enquanto “Cluster de Competitividade Emergente”.
Envolvendo já mais de 90 entidades estabelecidas em Portugal, este cluster reúne os principais stakeholders dos três setores, posicionando-se como um ponto de entrada no país e elemento dinamizador para todos os atores nacionais e internacionais.
O mapa estratégico da AED Cluster Portugal enquadra-se dentro de quatro pilares principais – financiamento e regulamentação; pessoas e competências; inovação e valor; mercados e oportunidades –, com a missão de promover o avanço e consolidação de Portugal como referência internacional nos mercados globais da Aeronáutica, Espaço e Defesa.