O Everton, clube histórico inglês, foi hoje penalizado com menos 10 pontos na Liga inglesa de futebol, por infração das regras de fair-play financeiro da competição.
O clube tinha reportado na última época perdas nos últimos três anos, que ascendiam a 372 milhões de libras (cerca de 425 milhões de euros).
As regras da Premier League para a sustentabilidade financeira admitem para um período de três anos o máximo de perdas até 105 milhões de libras (120 milhões de euros), números muito abaixo dos apresentados pelos ‘toffees’.
O clube disse hoje estar “chocado e desapontado” e que irá recorrer da decisão, deixando entender dualidade de critérios em relação a outros clubes ingleses: “O clube vai monitorizar com muito interesse as decisões tomadas noutros casos relacionados com as regras da Premier League no que toca ao lucro e sustentabilidade”.
A equipa, treinada por Sean Dyche e que soma quatro vitórias, dois empates e seis derrotas, conta com os portugueses João Virgínia, André Gomes, Beto e Chermiti.
Com esta sanção, o Everton, que somava 14 pontos ao fim da 12ª jornada, passa para 4 pontos, o que o leva a cair para a penúltima posição do campeonato, quando era 14º numa classificação que agrupa um total de 20 equipas.
com Lusa