Num investimento de 24,5 milhões de euros do Grupo Visabeira, é inaugurado este sábado, 19 de novembro, um novo hotel de cinco estrelas. A unidade hoteleira localiza-se no Claustro do Rachadouro, uma das alas do Mosteiro de Alcobaça, Monumento Nacional (desde 1910) e monumento classificado Património Mundial da UNESCO, desde dezembro de 1989.
O Montebelo Alcobaça Historic Hotel tem 91 alojamentos (de diferentes tipologias, desde quartos singles a suítes, passando por uma master suíte).
O hotel apresenta quartos e suítes virados para o Claustro ou para a cidade, salas de reuniões com luz natural e um salão de eventos onde se encontrava a antiga Biblioteca do Mosteiro, espaços flexíveis para serem adaptáveis às exigências de qualquer evento social ou empresarial.
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça tem ainda um restaurante, spa e piscina interior.
O projeto de recuperação tem a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura, Prémio Pritzker em 2011, o “Nobel” da Arquitetura.
Para além do projeto, Eduardo Souto Moura é, também, o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel.
“Para ressuscitar o vetusto edifício”, o arquiteto inspirou-se foi inspirado “no minimalismo e desapego da vida conventual”, afirma o grupo Visabeira.
Contrato de concessão por 50 anos
O investimento vem na sequência do contrato de concessão do Claustro do Rachadouro ou da Biblioteca (nome pelo qual também é conhecido), localizado no Mosteiro de Alcobaça, assinado pelo Grupo Visabeira, em junho de 2016.
O contrato rubricado com a Direção-Geral do Património Cultural estabelece a cedência do referido claustro por um período de 50 anos. Em contrapartida, o Grupo Visabeira irá pagar ao Estado uma renda anual de 5 mil euros mais IVA.
O grupo Visabeira considera este projeto “um exemplo de como a articulação entre a atividade privada e o património público dá respostas à recuperação e manutenção de espaços, tendo a intervenção constituído uma responsabilidade incomensurável, dadas as condições de degradação em que se encontrava aquela ala do monumento”.
A intervenção representou, segundo a Visabeira, “um enorme desafio à capacidade de engenharia e de adaptação do espaço ao conforto e segurança que contemplam a experiência hoteleira contemporânea”.
O grupo empresarial entende que o resultado final permitiu integrar o património de forma harmoniosa “nas necessidades funcionais da unidade hoteleira, sem perder o espírito do edificado”.
Inauguração às 18h
A cerimónia de inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel vai ter lugar neste sábado 19 de novembro, às 18 horas, com as presenças do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, também estará presente.
Este é o 7º hotel em Portugal da cadeia Montebelo Hotels & Resorts que espera abrir em janeiro de 2023 um novo hotel em Lisboa, no Chiado.
A cadeia detém ainda seis hotéis e resorts em Moçambique.